SomosCoop 2025: a cooperação pode transformar o Brasil
Se tem algo que o Brasil precisa — e o mundo também — é de mais cooperação. E é exatamente isso que o Movimento SomosCoop está fazendo em 2025: espalhando a ideia de que é possível transformar a realidade quando a gente escolhe caminhar junto. Neste Ano Internacional das Cooperativas, reconhecido pela ONU, o cooperativismo ganha ainda mais espaço como um caminho concreto para uma economia mais justa, humana e sustentável. Bora Cooperar para um mundo melhor? O convite da campanha deste ano continua mobilizando o país.
O SomosCoop, no entanto, não é só uma campanha. É um movimento vivo, que cresce, se reinventa e está em todos os lugares: nas redes, nas ruas, nos produtos e nas conversas do dia a dia. Ele mostra, com exemplos reais, como as cooperativas já estão construindo um Brasil mais equilibrado, com oportunidades para todos.
Um desses momentos especiais aconteceu no programa Mais Você, da TV Globo. Ana Maria Braga e o Louro Mané conversaram sobre um mundo mais justo, e descobriram que ele não está tão distante assim. Ele já existe com cooperativas cuidando da comida que chega à sua mesa, do transporte que você usa, da sua saúde e do seu crédito. Gente real, fazendo diferença de verdade.
Na Band, o movimento ganhou a estrada com a jornalista Glenda Kozlowski, que foi conhecer de perto o impacto real do cooperativismo Brasil afora. No quadro especial SomosCoop na Estrada, exibido no programa Melhor da Noite, Glenda compartilhou com o apresentador Otaviano Costa, as visitas que fez em duas cooperativas cheias de história e propósito.
Na edição do programa do dia 23 de abril, ela foi até o Cariri paraibano conhecer a Arteza, onde artesãos e artesãs locais se unem para viver da arte, preservar a cultura e transformar a realidade com criatividade e cooperação. Já na edição do dia 30 de abril, o destino foi o Espírito Santo, para mostrar a força da Cafesul, uma cooperativa liderada por mulheres que produzem um café de alta qualidade, com sabor, afeto e muito trabalho em equipe. “São histórias reais, que emocionam e mostram, na prática, como o cooperativismo muda vidas”, afirmou Glenda que também é embaixadora do Ano Internacional das Cooperativas.
O cooperativismo também brilhou nos telejornais da Band, como o Jornal da Band, Jornal da Noite e Bora Brasil. As matérias mostraram, de um jeito direto e emocionante, a força e empenho das cooperativas para a construção de comunidades mais prósperas.
A pergunta O que faz mundo melhor? também foi o foco central da ação Vozes, que movimentou as redes em março. Para trazer essa reflexão de um jeito acessível e inspirador, cinco grandes nomes toparam o convite: Carlinhos Brown, Glória Pires, Thaynara OG, João Vitor de Paiva e Glenda Kozlowski. Cada um trouxe sua perspectiva e ajudou a colocar a cooperação no centro da conversa.
O movimento está ainda nos QR Codes, nas plataformas digitais e no carimbo SomosCoop, que identifica produtos feitos por cooperativas. Quando você escolhe algo com esse selo, está apoiando negócios que colocam as pessoas no centro, e não apenas o lucro.
Vem cooperar com a gente. Escolher o cooperativismo é entrar para uma rede que transforma comunidades, aproxima pessoas e constrói um futuro melhor. Porque se é para mudar o mundo, que seja cooperando.
Saiba Mais:
Bora Cooperar? Movimento incentiva um mundo mais justo
Cooperativismo para novas gerações: conheça a solução Jogar+Aprender
Quem levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil?