Conheça Eliza Brierley, a primeira mulher cooperativista do mundo
O cooperativismo tem números impressionantes: são cerca de 3 milhões de cooperativas pelo mundo, somando 1 bilhão de cooperados e 280 milhões de empregos. Só no Brasil, há mais de 4,5 mil cooperativas e mais de 23 milhões de cooperados, segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024. Mas você sabia que esse movimento começou com um pequeno grupo de 28 tecelões, no interior da Inglaterra? Entre eles, havia uma mulher que começava a traçar uma nova realidade para aquela época: Eliza Brierley.
Imagine o cenário: Inglaterra pós-Revolução Industrial, um período marcado por desigualdades sociais, exploração do trabalho e uma época em que as mulheres ainda lutavam pelo direito ao voto e eram excluídas da participação econômica. Nesse contexto, com apenas 18 anos, Eliza Brierley se destacou ao desafiar as normas e garantir sua presença na primeira cooperativa do mundo, a Sociedade Equitativa dos Pioneiros de Rochdale, criada em 1844.
Em busca de uma vida melhor e de mais autonomia, em 1846, Eliza conseguiu se tornar membro de pleno direito da cooperativa recém-criada, abrindo portas para outras mulheres de sua época e construindo uma trajetória que inspira cooperativistas até hoje.
“A história de Eliza Brierley mostra como o cooperativismo constrói um mundo melhor para as mulheres, com oportunidades para que elas tenham autonomia financeira e possam se desenvolver e exercer seus direitos com participação democrática”, afirma a gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta.
A entrada da jovem tecelã na cooperativa demonstrou que o cooperativismo é inovador desde a sua origem, como um modelo de negócios inclusivo, em que todos podem prosperar juntos.
Mulheres no coop
Desde Eliza Brierley, a participação feminina no coop tem evoluído continuamente. No Brasil, por exemplo, elas representam 41% dos cooperados – com 9,6 milhões de brasileiras – e são maioria entre os trabalhadores do setor – responsáveis por 52% da força de trabalho.
“O exemplo de Eliza continua vivo e impulsiona mulheres a assumirem papéis de destaque dentro do movimento cooperativista", afirma Fabíola. Além disso, o legado de Eliza Brierley também se traduz na criação de programas de capacitação e incentivo à liderança feminina no coop.
Pioneira e guia de inovação Eliza Brierley não ficou no passado! No livro Inovação no Cooperativismo - um guia descomplicado para quem deseja inovar mais e melhor no universo do cooperativismo, ela aparece como personagem em realidade aumentada que apresenta conteúdos adicionais aos leitores em cada capítulo. Em cada capítulo, Eliza facilita a compreensão de conceitos essenciais sobre inovação no coop, tecnologia e mostra como o setor investe continuamente em soluções para gerar resultados e aumentar a competitividade das cooperativas. |
Nossa cooperativista pioneira também virou game! Na plataforma Jogar+Aprender, que oferece conteúdo pedagógico lúdico e informativo para crianças e jovens, a jovem tecelã inglesa é a personagem principal do jogo educativo Onde está Eliza?. No game, os jogadores precisam encontrar objetos e personagens relacionados ao coop. No primeiro cenário, "Contando a História", Eliza está em uma escola participando de uma exposição sobre cooperativismo, em que são apresentados os diferentes ramos do cooperativismo. O segundo nível, "Coopcity", leva os jogadores a uma comunidade cooperativista, e no terceiro, "Transformando a Cidade", Eliza busca apoio para criar um movimento cooperativista que ajude a melhorar a cidade. O jogo está disponível na plataforma CapacitaCoop, com acesso gratuito. |