Cooperativa garante acesso à arte e cultura para crianças em Mato Grosso e no Pará
Está comprovado que a presença de uma cooperativa de crédito melhora indicadores econômicos e sociais nos municípios onde atuam. Os dados estão em uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo Sistema OCB e traduzem histórias de transformação lideradas pelas coops em várias partes do Brasil. Uma delas vem de Mato Grosso, onde o Sicoob Primavera investiu em um projeto de cultura e educação reconhecido nacionalmente.
Tudo começou no município de Canarana, um dos maiores produtores de grãos do estado. Em meio à riqueza do agronegócio, a cooperativa percebeu que faltava na cidade um ambiente para que crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis pudessem ter acesso à educação financeira, arte e cidadania. A resposta do Sicoob Primavera para o desafio foi a criação do Espaço Cooperar, que oferece oficinas de balé, música, corte e costura, informática, jiu-jitsu, teatro, dança, canto e outras atividades.
O projeto deu tão certo que hoje tem mais duas unidades nos municípios paraenses de Rondon do Pará e Dom Eliseu, onde a cooperativa também atua. Em 2024, a iniciativa venceu o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano na categoria Coop Cidadã.
O início da transformação
O Espaço Cooperar de Canarana foi criado pelo Sicoob Primavera com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação e Cultura. O primeiro passo foi uma oficina de balé para 90 crianças de famílias cadastradas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município. A coop investiu na compra de uniformes e materiais para as aulas, na infraestrutura do prédio onde as atividades são realizadas e na contratação de colaboradores para cuidar da manutenção do local.
A gerente regional do Sicoob Primavera, Vivian Marques de Campos Silva, afirma que o cuidado com o projeto foi uma forma de colocar em prática o princípio cooperativista do interesse pela comunidade. Além disso, foi uma forma de retribuir a confiança dos cooperados desde que a instituição financeira abriu um posto de atendimento na cidade.
“Temos cerca de 2,6 mil famílias que disseram sim ao Sicoob em Canarana para ter atendimento humanizado e produtos e serviços atrativos. O Espaço Cooperar é uma das formas de agradecimento da cooperativa pelo bem que recebemos, retribuindo em forma de ações sociais para mais de 300 crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam das oficinas disponibilizadas diariamente”.
Com o sucesso das aulas de dança em Canarana, o Espaço Cooperar passou a oferecer novas atividades, foi replicado nos municípios paraenses e hoje atende 850 crianças e adolescentes nas três unidades.
“É um espaço de aprendizagem de forma lúdica, onde as crianças aprendem por meio da arte e essa parceria tem sido o diferencial na vida de muitas crianças que não tinham oportunidades de poder expandir suas potencialidades culturais”, destaca a secretária de Cultura de Rondon do Pará, Rosa Maria Peres Lima.
Inclusão
A professora de balé do Espaço Cooperar de Canarana, Amanda Lange, conta que as aulas de dança vão muito além do aprendizado de passos e coreografias, e abrem horizontes para que as pequenas alunas também possam sonhar com novas possibilidades para o futuro. “São talentos que ficariam escondidos, porque os pais não teriam condições de pagar a mensalidade, ou mesmo bancar o uniforme, gastos com apresentações. É um projeto que com certeza fará a diferença na vida dessas crianças, que vão se tornar adultos melhores e profissionais melhores”, afirma.
Avó de uma das alunas de balé do Espaço Cooperar de Canarana, Eni Silva diz que a comunidade se sente prestigiada pelas iniciativas do projeto. “É uma grande oportunidade que o Sicoob trouxe para pessoas que não teriam como levar seus filhos para aulas como essa [de balé]. Todas as mães e pais que trazem suas filhas aqui têm esse sentimento de gratidão por essa oportunidade”.
As oficinas do projeto do Sicoob Primavera também são inclusivas para pessoas com deficiência.
Conheça outros projetos vencedores do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2025 e veja como as cooperativas constroem um mundo melhor!