Cooperativas de crédito lançam campanha para combater golpes digitais
#CliqueConsciente busca educar e proteger contra aumento de tentativas de fraude
Os avanços tecnológicos, a digitalização da economia e as mudanças nos hábitos de consumo trazem muitos benefícios para a sociedade como um todo, mas também desafios significativos. Um deles envolve as fraudes digitais que têm aumentado muito nos últimos tempos. No Brasil, para se ter uma ideia, a cada 3,2 segundos, uma nova tentativa de golpe financeiro acontece.
Um estudo da ClearSale, empresa especialista em inteligência de dados para a prevenção de crimes financeiros, revela que, na primeira metade de 2024, foram mais de 1 milhão de tentativas de fraude, que somam R$1,2 bilhão e deixam a sensação de insegurança digital como uma constante para todos nós.
Diante dessa realidade, cooperativas de crédito de todo o país decidiram agir. Elas ressaltam que a união, princípio básico do coop, é a melhor forma de enfrentar o desafio e assim nasceu a campanha #CliqueConsciente Juntos por Mais Segurança Digital.
A iniciativa é uma mobilização para fortalecer a importância da proteção no mundo digital, desde o momento em que um alerta de prevenção chega até você, até a orientação clara sobre como identificar e reagir a um golpe. Por meio da intercooperação, mais de 10 cooperativas de crédito brasileiras trabalham para criar uma barreira sólida de proteção e combate aos golpes digitais.
Elas estão comprometidas em transformar o conhecimento sobre segurança digital em algo acessível e prático para todos. É como se cada cooperativa fosse uma peça que colabora com a imagem de proteção e confiança para seus cooperados.
"Temos que aculturar, cada vez mais, os nossos cooperados para lidarem de forma segura com o mundo digital, sendo capazes de entender qual o papel da instituição financeira, como fazer um bom uso dos recursos de segurança e, principalmente, identificar uma situação suspeita que pode culminar em fraude ou golpe", explica Fábio Fekete de Noronha, da superintendência de Segurança Corporativa do Centro Administrativo Sicredi, de Porto Alegre.
A campanha não é só sobre informar, é sobre transformar. De agora até janeiro de 2025, serão enviadas dicas, ferramentas e orientações sobre como se prevenir, detectar e agir em casos de fraudes. A divulgação será feita por meio de diversos canais, como redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing e e-books. O lançamento acontece nesta quinta-feira (8) durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte, evento que reúne mais de 5 mil participantes para discutir o futuro do segmento no país entre os dias 7 e 9 de agosto.