#CoopsDay escolhe futuro sustentável como tema de 2024

O Dia Internacional do Cooperativismo 2024 (#CoopsDay) vai trazer um tema inspirador: Cooperativas constroem um futuro melhor para todos. Essa escolha reafirma o papel das cooperativas na construção de um amanhã mais sustentável, com destaque para o compromisso em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Também está alinhado com os objetivos da próxima Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o futuro, que busca soluções colaborativas para um mundo melhor. O #CoopsDay será celebrado em 6 de julho, como acontece anualmente, no primeiro sábado do mês. 

Ao adotar práticas de desenvolvimento inclusivo e sustentável, as cooperativas se tornam agentes ativos na preservação do meio ambiente e aliadas na luta contra as mudanças climáticas. Por meio de uma governança democrática, elas promovem a integração de pessoas de diferentes origens, promovendo a compreensão e o respeito mútuo. 

O relatório do Secretário-Geral da ONU de 2023 sobre Cooperativas no Desenvolvimento Social reconheceu o histórico das cooperativas na promoção do desenvolvimento econômico e social, inclusive para grupos marginalizados. Segundo o documento, elas demonstram resiliência em tempos de crises sociais e econômicas, sendo vistas como parceiras fundamentais na promoção do desenvolvimento sustentável. 

A celebração do #CoopsDay 2024 também marca o 30º Dia Internacional das Cooperativas reconhecido pelas Nações Unidas e o 102º Dia Internacional Cooperativo. Nessa data, formuladores de políticas públicas, organizações da sociedade civil e o público em geral podem compreender melhor a contribuição das cooperativas para um futuro mais justo e sustentável para todos. 

O cooperativismo brasileiro se mantém engajado em valores como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar, os princípios ESG (ambientais, sociais e de governança), a inclusão financeira e a construção de um futuro melhor para todos. As celebrações do #CoopsDay e do Ano Internacional das Cooperativas em 2025, proclamado pela ONU, reforçam o compromisso das cooperativas brasileiras com o bem-estar da sociedade e do planeta. 

Veja também