PodCooperar: um podcast sobre pessoas, cooperação e mudança
Featured

PodCooperar: um podcast sobre pessoas, cooperação e mudança

O SomosCoop apresenta uma nova iniciativa que conta histórias de pessoas reais que tiveram suas vidas transformadas pelo cooperativismo, o podcast PodCooperar. O objetivo do projeto é divulgar os princípios e benefícios do modelo de negócios para toda a população, com casos de prosperidade e uma visão sobre o impacto positivo que ele proporciona também para famílias, comunidades e sociedade como um todo.

Dividido em oito episódios, cada um dedicado a um dos ramos do cooperativismo, o PodCooperar também destaca a relevância desses segmentos na construção de realidades mais fortes e resilientes. Assim, os relatos abordam histórias ligadas à agropecuária, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho, produção de bens e serviços, e transporte.

Os episódios mergulham na experiência de pessoas que encontraram uma oportunidade de negócios e uma verdadeira rede de apoio mútuo nas cooperativas. As histórias mostram como o cooperativismo ultrapassa o aspecto econômico e toca vidas, construindo relações sólidas e oportunidades que geram emprego, renda e dignidade de forma inclusiva e sustentável.

O capítulo de abertura conta a história de Maria Eneide Pereira Costa, mulher que enfrentou condições de vida desafiadoras no maior depósito de lixo da América Latina, localizado no Distrito Federal, e que, quando se tornou cooperada, transformou sua realidade. Ela encontrou no cooperativismo uma fonte de esperança e fortalecimento familiar.

A vida de Maria Luiza Prestes é o tema do segundo episódio. Ela é ex-empregada doméstica, se tornou sócia de uma cooperativa no Rio Grande do Sul e pôde concretizar seus sonhos após a chegada da energia elétrica em sua casa, fornecida também por uma coop da região.  

 Garibaldi Murtosa Júnior, por sua vez, é protagonista do terceiro episódio, que conta a história de um menino mineiro que realizou o sonho de ser médico e teve no cooperativismo o apoio que precisava para construir a sua carreira. Para ele, o movimento é mais que um negócio, é uma filosofia de vida.

Motorista de caminhão, Flávia Reis conta, no quarto episódio, como se tornou cooperada aos 40 anos, quando buscava, junto com seu marido, uma nova forma de trabalho e renda. O casal conheceu o cooperativismo por meio de um familiar e, com apenas um caminhão, começaram uma nova história. Hoje, cada um tem seu veículo e o negócio prospera de forma inspiradora.

Na sequência, o Podcooperar relata como a cooperativa de crédito Ailos contribuiu para alavancar os negócios da família de Paulo Berkenbrock, proprietário de uma loja de roupas e acessórios para surfe e skate em Blumenau (SC).

Antônio Albardeiro é cooperado desde 1968 e compartilha uma trajetória cooperativista de 44 anos ao lado de sua esposa, Dona Conceição. A residência construída por eles é mobiliada com peças produzidas na cooperativa. Para o casal, os associados são mais do que colegas, são uma extensão da família. Semanalmente, eles fazem compras na cooperativa próxima de casa. A filha do casal, Samara, segue os passos dos pais e, atualmente, é uma cooperada também. Os detalhes dessa história podem ser acompanhados no sexto episódio da série.

O engenheiro ambiental Anderson Moreira foi criado na floresta e começa seu dia às cinco horas da manhã, quando vai para a lavoura. Durante a tarde, se dedica à poda de plantas, adubação do solo e colheita. A Cooperativa Camta, em Tomé Açú, no Pará, adquire todos os produtos cultivados em suas terras. Para Anderson, a coop é a base do seu sustento, desde a comercialização de seus produtos até a oferta de assistência técnica necessária. O cooperativismo entrou na sua vida por meio de seu pai, que deixou o Maranhão em busca de oportunidades e iniciou um plantio agroflorestal para subsistência. Atualmente, Anderson concentra seus esforços na preservação da floresta e investe em energia limpa.

Leilane Sales é a personagem do último episódio. Ela descobriu no presídio que a Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) poderia mudar sua vida. Com capacitação profissional e fonte de renda, ela conseguiu desenvolver habilidades em bordado e viu potencial para ser artesã. Durante sua caminhada, Leilane se tornou presidente da Coostafe.

Os episódios apresentam desfechos que proporcionam uma visão única sobre a importância das cooperativas em vários ambientes e situações. Os Ouvintes podem aguardar momentos surpreendentes que os farão se conectar com trajetórias que retratam a diversidade e o potencial do movimento cooperativista.

O primeiro episódio já está no ar e o segundo estará disponível nesta quarta-feira (29). Os demais serão lançados a cada duas semanas no Spotify do canal SomosCoop e no site SomosCoop.

Sintonize no SomosCoop e faça parte desse movimento.

Veja também