Featured
Sistema Unimed: a maior cooperativa de saúde do mundo é brasileira
Segundo o World Cooperative Monitor, a maior cooperativa de saúde do mundo é brasileira. O Sistema Unimed é um sistema cooperativo de médicos espalhado por todo o Brasil e que busca cuidar da saúde das pessoas, sempre com sustentabilidade econômica.
A rede de cooperativas médicas destacou-se com um tamanho de negócios duas vezes maior que o da segunda colocada, conforme os dados extraídos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e pelo Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empreendimentos Sociais (Euricse).
O Sistema Unimed também está entre os maiores grupos cooperativistas do mundo, considerando a relação entre receitas e PIB per capita dos países. Saiba mais sobre o Sistema Unimed, referência mundial em seu setor!
O que é o Sistema Unimed
O Sistema Unimed surgiu no fim da década de 1960, em uma época em que o atendimento médico no Brasil enfrentava alguns desafios. Devido às transformações da previdência social, houve uma queda na qualidade dos serviços médicos, além do surgimento das seguradoras de saúde, que mercantilizaram a medicina e limitavam a liberdade de atuação dos profissionais da área.
Nesse contexto, surgiu a primeira cooperativa de trabalho na área de medicina das Américas: a União dos Médicos – Unimed, fundada em Santos (SP), em 1967. A iniciativa partiu do ginecologista obstetra Edmundo Castilho e de um grupo de médicos que queria fugir da intermediação das empresas. O objetivo era respeitar a autonomia dos profissionais e de seus atendimentos.
Modelo de negócios cooperativista e inovador
Como você deve saber, o cooperativismo é a união de pessoas que têm um objetivo comum entre si. No caso do Sistema Unimed, o denominador comum era construir uma operação em que os médicos tivessem liberdade para atuar da melhor forma possível.
O diferencial do cooperativismo, além da gestão democrática, é a preocupação e a integração com a sociedade. Esse princípio também é adotado no Sistema Unimed, que escolheu esse modelo pensando na autonomia do trabalho dos médicos visando um melhor atendimento aos pacientes.
Dados gerais sobre o Sistema Unimed
Atualmente, o Sistema Unimed está presente em 84% do Brasil, com 340 cooperativas espalhadas pelo país, e mais de 29 mil hospitais, clínicas e serviços credenciados. Dentre esse número, 157 são hospitais próprios, além das unidades de pronto atendimento, laboratórios e centros de diagnósticos.
Na equipe de profissionais, o Sistema Unimed conta com 117 mil médicos cooperados, que equivalem a 21% dos médicos do Brasil. Além disso, o sistema possui 38% de participação no mercado nacional de planos de saúde e já gerou 143 mil empregos diretos. O Sistema Unimed também atende quase 20 milhões de clientes.
A estrutura operacional: como o Sistema Unimed se organiza
O Sistema Unimed é dividido em instituições de primeiro, segundo e terceiro grau. As de primeiro grau compreendem as Singulares, que são as organizações responsáveis pela prestação de serviços aos pacientes. Elas são constituídas pelos médicos e podem atuar em um ou mais municípios.
As Federações são instituições de segundo grau, que tem como objetivo prestar serviços, monitorar atividades e representar as Singulares associadas no âmbito político-institucional, além de poder operar planos de saúde. A organização por meio das Federações visa padronizar os procedimentos e estimular a troca de experiências entre as coops de um mesmo estado.
A Central Nacional Cooperativa Única também é uma instituição de segundo grau, que é constituída por Federações e Cooperativas Médicas Singulares de Trabalho Médico Unimed e, excepcionalmente, por uma Central Cooperativa Odontológica. O intuito dessa organização é operar planos de saúde, se atentando às normas de comercialização e prestação de serviço para as cooperativas associadas.
A Confederação Nacional Única é uma instituição de terceiro grau, composta exclusivamente por Federações e pela Cooperativa Central Nacional. Essa organização presta serviços às instituições de segundo grau e às Singulares, assim como representa a marca Unimed em todo território nacional no quesito político-institucional.
Sistema Unimed: uma gigante da saúde brasileira
O atendimento das cooperativas de saúde brasileiras é muito elogiado e já recebeu diversas premiações. E dentre as 25 operadoras que alcançaram a nota máxima do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar da ANS em 2023, 20 são do Sistema Unimed.
O diferencial do sistema vai além da sua rede de hospitais, clínicas e laboratórios. A Unimed Brasil investe constantemente em inovação e capacitação visando oferecer as melhores condições aos seus pacientes.
Marca Unimed: cooperativismo top of mind
O sucesso do Sistema Unimed se reflete diretamente na percepção dos cooperados e pacientes, sendo uma das primeiras marcas que vem à mente de muitas pessoas quando o assunto é cooperativismo. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) considera a marca da Unimed de alto renome, dada sua qualificação e tradição no mercado.
O Sistema Unimed também recebeu outras premiações que comprovam sua posição de destaque na mente do público. Em 2023, o plano de saúde da Unimed foi escolhido pela 31ª consecutiva como o plano de saúde mais lembrado pelos brasileiros, pela Folha Top of Mind.
A marca de planos de saúde também foi eleita pela 21ª vez consecutiva como a mais confiada pelos brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pela revista Seleções em parceria com o Instituto Datafolha.
Liderando a inovação no setor de saúde
O investimento em inovação é um grande diferencial do Sistema Unimed. A rede cooperativa foi destaque na TOP Open Corps 2023, premiação que reconhece as corporações líderes em inovação aberta no país. Na ocasião, a Unimed ficou em primeiro lugar, pela terceira vez consecutiva, no Top 10 Serviços de Saúde.
Um fator que auxilia o desenvolvimento de iniciativas inovadoras são as parcerias do Sistema Unimed com startups, como forma de investimento em soluções tecnológicas. A rede cooperativa está conectada com 110 startups, com um volume de R$ 30 milhões em negócios por ano.
Além disso, o Sistema Unimed está constantemente investindo em projetos que envolvem analytics, big data e inteligência artificial. Com essas ferramentas, o sistema pode agilizar a autorização de procedimentos, detectar fraudes nos recibos e até monitorar as condições clínicas dos pacientes.
Conclusão
Com quase 255 mil associados, o sistema de saúde cooperativista no Brasil vem crescendo a cada ano e está presente em 90% do país, atendendo mais de 25 milhões de pacientes por ano. O cooperativismo de saúde brasileiro ocupa liderança mundial e é um exemplo de como cooperativas podem ser um modelo de negócio de sucesso.
O Sistema Unimed não apenas se destaca como a maior cooperativa de saúde do mundo, mas também exemplifica a força e a inovação que o cooperativismo brasileiro pode oferecer.
Com uma história rica e uma rede de profissionais e instituições que abrangem todo o país, a Unimed demonstra como a colaboração e o cooperativismo podem transformar o setor de saúde, proporcionando acesso a cuidados de qualidade e promovendo o bem-estar coletivo.