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Três cooperativas inovadoras que você precisa conhecer
Quando o assunto é inovação, as cooperativas brasileiras têm lugar de destaque no cenário nacional, com premiações, reconhecimentos e, claro, desenvolvimento de soluções que melhoram a competitividade dos negócios coop e a vida dos 20,4 milhões de cooperados.
Para 84% das cooperativas do país, inovar é um tema considerado muito importante, e 79% já têm a inovação em seus planejamentos estratégicos, segundo levantamento feito em 2024, com 1.001 cooperativas, pelo Sistema OCB – entidade que representa o cooperativismo no Brasil.
“No cooperativismo, a inovação tem um papel fundamental: gerar valor e resultados fazendo com que todo o impacto econômico e social que este modelo de negócio representa chegue a mais pessoas, em todos os ramos em que elas atuam”, afirma o gerente de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, Guilherme Costa.
As coops têm apostado em inovação tanto internamente, com investimentos, criação de laboratórios e melhoria da gestão; quanto na inovação aberta, em conexão com outras instituições, entre elas as startups, as jovens empresas de base tecnológica.
De acordo com a nova pesquisa do Sistema OCB, 53% das cooperativas inovam no atendimento ao cliente, 53% no marketing e na comunicação externa, 48% em tecnologia e 43% na parte comercial.
Com cooperativas de todos tamanhos, em vários setores da economia e espalhadas pelo Brasil – 4.693 no total – o grau de inovação no segmento cooperativista também é diverso. De um lado, há coops estão começando a desenvolver programas de estímulo a novas ideias e definindo as fontes de recursos para inovar. Na outra ponta, estão as cooperativas que são referência em inovação, com iniciativas de impacto e resultados que têm transformado seus negócios.
Conheça algumas delas:
Unimed-BH: atendimento à saúde na era dos dados
Com mais de 1,5 milhão de clientes, a Unimed-BH tem levado a inovação no setor de saúde a um novo patamar, com soluções que combinam tecnologia e valorização das pessoas para melhorar o atendimento. A coop mineira tem inovações utilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e há três anos consecutivos aparece no top 3 do Prêmio Valor Inovação Brasil na categoria e Seguradoras e Planos de Saúde.
“No setor de saúde, a inovação é uma constante. É um dos setores em que o ritmo de lançamento de novas tecnologias está cada vez mais acelerado e a transformação digital tem se intensificado, sobretudo após a pandemia, quando os atendimentos em formato digital ganharam escala”, explica o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret.
Mais que uma aposta tecnológica, a estratégia da Unimed-BH para a área de inovação tem uma abordagem integrada, com atuação centrada no cliente, orientada por dados e com foco na sustentabilidade. “O objetivo é responder aos desafios conectados às jornadas do cooperado e do cliente com inovações cada vez mais focadas em saúde digital, autosserviços, inteligência artificial, novas soluções para atendimento médico e criação de novos negócios”, lista Peret
Entre as inovações que levaram a Unimed-BH a se tornar referência no setor, estão o aplicativo da cooperativa, em que os clientes podem acessar dados e documentos de saúde de maneira centralizada; e o modelo de telemedicina, criado em 2020, no começo de pandemia de Covid-19.
Com uma plataforma digital própria de teleconsulta, os médicos cooperados realizavam atendimentos à distância durante o período de isolamento. O serviço foi tão bem sucedido que continua em funcionamento até hoje com atendimento online 24 horas. Desde o lançamento, a central já realizou mais de 1,3 milhão de consultas. Além disso, a plataforma passou a ser utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para atendimentos de pacientes do SUS.
Agora, a Unimed-BH tem investido em estratégias baseadas no conceito “fígital”, que combina os ambientes físico e digital para melhorar a atenção à saúde. Na prática, os serviços tecnológicos são sempre aliados à possibilidade de atendimento humano. Além disso, a cooperativa aposta em recursos digitais que facilitem as condições de trabalho dos médicos para que eles possam se dedicar ao cuidado com os pacientes.
“Diferentemente de outros setores, em que há espaço para que a tecnologia substitua totalmente o atendimento humano, a saúde evolui a partir da prática do cuidado que, por sua vez, se enriquece com o conhecimento humano, que é algo único. A Unimed-BH tem se consolidado como uma das empresas de saúde no Brasil que mais investe na criação de modelos de inteligência artificial, em telemedicina e no uso de robôs para interação com clientes e médicos”, afirma Peret.
Com um centro de inovação em funcionamento há quase dez anos, a Unimed-BH também mantém conexões com startups, universidades e grandes empresas de tecnologia para seguir na vanguarda da transformação do setor de saúde.
No mapa da inovação da coop mineira, o destaque da vez é o uso de dados para desenvolvimento de modelos de Inteligência Artificial para a saúde – já são 29 em operação. Além disso, a Unimed-BH criou um estúdio de novos negócios, a Horizontes Studio, para comercializar produtos digitais desenvolvidos com a expertise da cooperativa, como apps e plataformas.
Sistema Ailos: tecnologia para inclusão financeira
Como ser inovador em um segmento em que a transformação digital é constante como o setor financeiro? A resposta do Ailos, um sistema de cooperativas de crédito criado em Santa Catarina, foi bem cooperativista: investindo em pessoas.
Em 2017, quando o tema inovação entrou no radar do Ailos, o sistema cooperativista decidiu formar um time para trabalhar exclusivamente com o assunto e criou o Laboratório de Inovação (Lab).
A equipe multidisciplinar reúne profissionais de diferentes áreas e tem a missão de desenhar a estratégia e executar os programas de inovação do Ailos. O Lab atua na inovação corporativa, estimulando uma cultura de inovação nas cooperativas de crédito do sistema e capacitando os colaboradores com competências para inovar; na inovação aberta, em conexão com ecossistemas de inovação externos para gerar novos negócios; e na experimentação de ferramentas inovadoras antes do lançamento dos novos produtos e serviços.
“Um dos objetivos estratégicos do Sistema Ailos é construir uma inovação sólida e recorrente, o que exige a conexão com negócio, cruzando as oportunidades do mercado com o futuro desejado. Cada ação que realizamos, cada experimento que testamos e cada conexão que fazemos, visa agregar significado às vidas dos colaboradores e cooperados, fortalecendo as comunidades e melhorando cada vez mais sua experiência”, explica a gerente de Inovação da Central Ailos, Paula Thais Cardozo.
O resultado desse investimento consistente são soluções que têm transformado o atendimento aos cooperados e consolidado as cooperativas Ailos entre as mais inovadoras do segmento. Os 1,6 milhão de cooperados do sistema têm acesso a aplicativos de gestão financeira com base em dados; atendimento virtual com IA generativa para tornar as respostas mais eficientes; e sistemas que permitem a liberação de crédito direto nos estabelecimentos comerciais onde estão realizando uma compra.
Em outras frentes de inovação, o Ailos criou um marketplace cooperativista, em que os cooperados podem vender seus produtos sem as taxas adicionais cobradas em outras plataformas; e o Ailos Pix Crédito, que viabiliza o pagamento parcelado com Pix.
“Além disso, estamos envolvidos no Piloto do DREX [Real Digital] com o consórcio de cooperativas FSCoop, acompanhando a tokenização da moeda e dos ativos, criando novos modelos de atendimento do futuro e buscando soluções voltadas a entrega de valor ao público Pessoa Júridica”, lista a Paula.
Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, o Ailos conquistou o Top 5 na categoria Serviços Financeiros do Ranking 100 Open Corps 2023, considerado o principal reconhecimento de inovação aberta no setor corporativo da América Latina.
Para ajudar a implantar um ecossistema de inovação que vá além das cooperativas do sistema, o time da Ailos criou o Toolkit de Inovação, um portal aberto ao público com 24 métodos para inovar disponíveis gratuitamente. “O objetivo é inspirar uma nova forma de trabalho, mostrando como inovar pode ser simples quando se usam métodos de forma criativa”, explica a gestora.
Lar Cooperativa Agroindustrial: chuva de ideias
Orgulhosa de ser a cooperativa que mais emprega no Brasil, com 23,5 mil colaboradores, a Lar Cooperativa Agroindustrial faz questão de incluir todos eles na criação de novos e produtos e processos que melhorem a competitividade e os resultados.
Desde 2016, a segunda maior cooperativa do Paraná, e uma das maiores do ramo agropecuário no Brasil, tem um programa de inovação estruturado em seis áreas, entre elas educação corporativa, recursos financeiros e transformação digital.
Um dos focos da Lar é criar uma cultura de inovação cooperativista e incentivar novas ideias e projetos em todos os setores da coop. Para garantir o engajamento dos colaboradores, a cooperativa criou o Programa de Ideias, que reconhece iniciativas inovadoras com prêmios em dinheiro.
“Na Lar acreditamos que a inovação é sobre pessoas. Para além de adotarmos tecnologias e equipamentos de ponta para melhorarmos nossa produtividade, entendemos que a criação de uma cultura da inovação é o que fará com que a cooperativa se mantenha perene, moderna, melhorando continuamente. São as pessoas, que estão no dia a dia em seus postos de trabalho, os melhores consultores para nos dizer onde estão as oportunidades de melhoria, de inovação em processos e também em produtos”, explica o superintendente administrativo e financeiro da Lar, Clédio Marschall.
Em 2023, mais de 1,5 mil ideias foram inscritas no programa, com potencial de fazer a cooperativa economizar cerca de R$34 milhões em processos administrativos e industriais. Para se ter uma ideia da evolução da iniciativa nos últimos anos, em 2016, o programa recebeu 223 ideias.
“Metade dos inscritos em 2023 participaram pela primeira vez nesta edição. Isso significa que estamos gerando cultura de inovação. E o sentimento de pertencimento vai contagiando outras pessoas que também querem participar, o que tem transformado a Lar num celeiro de boas ideias com excelentes resultados”, avalia Marschall.
Entre as ideias vencedoras da edição mais recente, estão inovações simples, mas com impactos significativos para a cooperativa. Um dos exemplos foi a substituição de embalagens de papelão para os ovos – que eram compradas de fornecedores e descartadas após o uso – por um sistema automatizado de armazenagem e transporte, em que os suportes são reutilizáveis, dando mais agilidade ao processo e reduzindo custos.
A chuva de ideias do Programa de Inovação também resultou em projetos para redução do uso de energia elétrica na captação de água; otimização do processo de pesagem na formulação de rações; novo manejo para melhor produtividade de leitões; redução da mão de obra no processo de recuperação de grãos de soja em vagem verde, entre outras. Mais de R$100 mil em prêmios foram distribuídos entre os colaboradores que apresentaram as inovações.
Além de fomentar a inovação internamente, a Lar também aposta em parcerias para inovar e tem programas consolidados de apoio a instituições de pesquisa e conexões com startups para buscar soluções tecnológicas para desafios da produção no campo e na agroindústria.
A coop paranaense coleciona reconhecimentos por sua política de inovação, como os títulos de 1ª Cooperativa em inovação no Brasil; 6ª entre as empresas mais inovadoras do Agronegócio Nacional e 124ª Empresa mais inovadora do Brasil, segundo o ranking do Prêmio Valor Inovação Brasil 2021.
“Começamos pequenos, mas a inovação feita pelas pessoas tem nos surpreendido a cada ano com ótimos resultados tanto para a cooperativa quanto para os funcionários, o que nos dá a segurança de que estamos trilhando um bom caminho”, pondera Marschall.