Viaje com Glenda Kozlowski na websérie SomosCoop na Estrada
Projeto mostra o dia a dia desse jeito diferente de fazer negócios
Já estão no ar os primeiros episódios da primeira temporada da websérie SomosCoop na Estrada! O projeto mostra o dia a dia das cooperativas na prática, informando de maneira leve e descontraída, como se desenvolve esse jeito diferente de fazer negócios, desde as atividades iniciais até as benfeitorias que se estendem para as comunidades onde as cooperativas estão localizadas. A jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski comanda os episódios.
Glenda vem percorrendo o Brasil em um veículo off road personalizado com a marca SomosCoop, com paradas pelo caminho para conhecer os detalhes do trabalho desenvolvido pelas coops, conversar com quem vivencia os impactos do movimento em sua rotina e colher depoimentos.
“Não tinha a dimensão do que é o cooperativismo. Esse sentimento de cooperação humaniza e alcança a todos. Estamos falando de pessoas que cuidam de pessoas, do meio ambiente e que reverberam isso para a comunidade. Esse sentimento tocou meu coração, porque todos são super-heróis enfrentando seus desafios, sem deixar de acolher. Tenho trazido muita coisa do coop para dentro da minha casa, em minhas reflexões e momentos de meditação”, salientou a jornalista durante live especial de lançamento da websérie.
Os três primeiros episódios, gravados nas cooperativas do Distrito Federal Recicle a Vida e COOPA-DF, bem como na paulista Coop, já estão disponíveis. O principal argumento do primeiro é a transformação da realidade social dos cooperados e de pessoas ao seu redor. No segundo, o tema é a inovação no Agro a partir da pesquisa e do apoio técnico. Já no terceiro, a visita acontece na maior cooperativa de consumo da América Latina, que oferece preços melhores e atendimento especial ao seus cooperados. Novos episódios serão lançados semanalmente até o dia 20 de dezembro.
Para Glenda, cada visita revela uma nova experiência especial e gratificante. “Nasci e fui criada em centro urbano, em contato com o mar. Nunca tinha entrado em uma plantação. Fiquei impressionada com a beleza e em saber que todo o ciclo de crescimento é respeitado. Na visita que fizemos a COOPA-DF, conheci uma plantação de trigo tive uma verdadeira aula sobre essa cultura. Trouxe até alguns grãos para fazer um colar com eles para me dar proteção”.
A jornalista destacou ainda a visita feita na cooperativa Recicle a Vida, também do Distrito Federal. Segundo ela, o que mais marcou foi a garra das mulheres que passaram de catadoras de lixo a agentes ambientais. “São histórias de vida e de transformação social incríveis”, ressaltou. Além disso, Glenda se tornou sócia da Coop, cooperativa de consumo de Santo André (SP). “Saí cooperada e com a compra do mês no porta-malas. É indescritível a importância dessa coop para a cidade que reúne farmácia, supermercado, posto de gasolina. E é algo que passa de pai para filho, lindo de se ver”, reforçou.
Para as gravações da primeira temporada da websérie, que conta com dez episódios, Glenda também conheceu o funcionamento das coops de crédito, de infraestrutura, de transporte, de saúde e educacional e cada uma das experiências a deixou ainda mais apaixonada pelo movimento. Posso resumir o coop em uma única palavra: amor. Quando amamos, fazemos direito, geramos prosperidade e respeitamos o próximo. E eu percebi tudo isso na essência do cooperativismo. Amor transforma e cria”, concluiu.
No total, cinco unidades da federação e 10 cooperativas foram visitadas para a produção da primeira temporada. Depois do DF e de SP, o SomosCoop na Estrada seguiu para o estado de Goiás, onde foram gravados dois episódios nas cooperativas Complem, Sol Invictus e Sicoob Centro Sul. O destino seguinte foi Belo Horizonte, com paradas nas cooperativas Unimed, para abordar o que garante o sucesso da maior cooperativa de saúde do mundo; e CoopMetro, com destaque para a diversidade e a inovação que marcam as atividades da cooperativa de transporte. Na Bahia, a visita de Glenda foi na Coopeb, para detalhar o funcionamento de uma cooperativa educacional.
Os sete ramos do cooperativismo são contemplados nessa primeira temporada: Agro, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Transporte, Trabalho, produção de bens e serviços. A segunda, por sua vez, começa a ser gravada em 2023 e promete muitas novidades e boas histórias sobre como ser competitivo e cooperativo ao mesmo tempo.