Featured

Chega ao fim a terceira temporada do SomosCoop na Estrada

Oito episódios revelaram como o trabalho do cooperativismo muda realidades em todo o país 

A terceira temporada do SomosCoop na Estrada terminou e, junto com as duas primeiras, já são mais de 24 mil quilômetros percorridos pelo Brasil, e 360 horas de gravações. Foram oito histórias inspiradoras que mostraram, mais uma vez, como o cooperativismo é capaz de transformar vidas.  

Durante essa temporada, a equipe passou por Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso e Rio de Janeiro para contar sobre o impacto positivo do trabalho cooperativo nas comunidades. 

No primeiro episódio, a jornada começou em Cabaceiras, na Paraíba, onde a cooperativa Arteza se destaca pelo trabalho com couro, na produção de acessórios de alta qualidade com métodos sustentáveis. O segundo, seguiu viagem pelo Nordeste e levou o público ao Vale do São Francisco, em Pernambuco, para conhecer a Coopexvale, uma cooperativa agrícola que surpreende pela capacidade de produzir até duas safras e meia de uvas por ano, com foco em exportação e qualidade. 

Em uma nova passagem pela Paraíba, o terceiro episódio destacou a Unimed de João Pessoa, que não só oferece serviços de saúde, mas também desenvolve importantes projetos sociais, como o Mãos que Apoiam, em prol das mulheres com câncer de mama. Já em Sergipe, a quarta visita apresentou a Cercos, uma cooperativa que ilumina 16 povoados no município de Lagarto, e ainda desenvolve projetos de perfuração de poços artesianos, que beneficia milhares de famílias. 

O Rio de Janeiro compôs o cenário do quinto episódio, onde três cooperativas – Data Coop, Coopas e Libre Code – se uniram para oferecer um modelo de negócios inovador, especialmente para profissionais que buscam alternativas ao empreendedorismo tradicional. O próximo episódio, o sexto da temporada, chegou a Mato Grosso, onde equipe visitou a Cooperfibra, uma cooperativa agrícola que se destaca pela produção sustentável de soja, milho e algodão, e que é uma das principais produtoras de grãos entre as cooperativas do Ramo Agro. 

No Espírito Santo, a rota incluiu a Cooperativa de Transporte Sul Serrana, que realiza transporte escolar em nove municípios, com benefícios e segurança para os cooperados e para os estudantes. Por fim, o último episódio mostrou a Cafesul, também no estado capixaba, que produz a linha especial de café Póde Mulheres, totalmente cultivada e processada por mãos femininas, que promovem o desenvolvimento econômico e social na região. 

Saiba Mais: 

YouTube: SomosCoop na Estrada 

https://www.somos.coop.br/na-estrada 

Veja também