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Consumidor consciente compra de cooperativas
O que o novo consumidor leva em conta na hora de fazer uma compra? E você? Na hora de escolher um produto ou serviço, o que avalia além da qualidade e do preço? Estudos indicam que o novo consumidor quer fazer a diferença no mundo. Justamente por isso, ele está olhando com carinho para marcas que têm um verdadeiro compromisso com as pessoas e com a sustentabilidade.
Para eles, mais do que preço, é importante saber a origem do produto, o material utilizado na produção, se a empresa tem ações voltadas para a diversidade e a inclusão e também se a empresa impacta positivamente a comunidade onde atua.
Pensando em te ajudar a entender melhor o perfil do consumidor do futuro, explicamos as 6 principais tendências de consumo para 2024. Segue o fio!
1. Confiança é prioridade para o novo consumidor
Essa é uma das tendências apontadas por especialistas no assunto. A gente já sabe que o consumidor moderno valoriza o fator “confiança”, e esse processo deve ganhar ainda mais força. Para se ter ideia, em 2023, 52% dos consumidores compraram apenas de empresas e marcas em que confiavam plenamente. Essa informação é do Top Global Consumer Trends 2024, um relatório da Euromonitor.
Para o novo consumidor, uma conexão realmente verdadeira e duradoura só se estabelece a partir da confiança. E para chegar a esse ponto, ele tem que ver valor no que a marca fala e faz, diferenciais e coerência são fundamentais. Aqui vale um destaque: nesse quesito, as coops têm uma vantagem. Para elas, confiança é um ativo no mercado. Elas são referência nesse assunto e estão totalmente alinhadas com as buscas do novo consumidor. Uma oportunidade e tanto para conhecê-las e colocá-las na sua lista de marcas favoritas, fica a dica.
Diferenciais coop – Além da qualidade dos seus produtos e serviços, as cooperativas trazem diferenciais de um modelo de negócios que tem, naturalmente, um olhar para questões importantes, como: sustentabilidade, diversidade, inclusão, transparência e atendimento ao cliente. Existe, portanto, um mercado potencial para as coops e, ao mesmo tempo, oportunidades interessantes para os consumidores.
2. Visão otimista sobre o futuro, mas com cautela no presente
Como está o seu sentimento em relação ao futuro? Sabia que um estudo da MicKinsey, empresa especializada em projeção de cenários, revelou que o consumidor brasileiro está mais otimista e confiante quanto ao futuro? E mais, esse sentimento positivo pode influenciar também nas suas decisões de compra. De agosto de 2022 a março de 2023, quando foi realizada a pesquisa, o índice chegou a 43%, o maior desde 2016. Isso quer dizer que o otimismo está em alta mesmo!
Mas calma, quando se fala em presente, o sentimento já é mais de cautela. Sabe por quê? O consumidor quer gastar menos, economizar e, ao mesmo tempo, fazer boas compras. Um movimento que já vem de antes, e a perspectiva é de que se estenda para os próximos meses. Quando o estudo foi realizado, nove em cada dez brasileiros já estavam buscando formas de reduzir os gastos em diferentes categorias.
E as negociações no momento das compras também estarão em alta. O objetivo é fechar bons negócios, segundo relatório da Euromonitor. Afinal, quem não quer diminuir os custos e, ainda, ficar feliz com uma boa compra, não é mesmo? O levantamento mostra que o consumidor, que ele chama neste caso de “hacker de valor”, estará mais seletivo. Um percentual de 44% planeja economizar mais dinheiro este ano. Então já viu: o caminho vai ser ajustar a mentalidade financeira e o orçamento às necessidades e aos desejos. Se vai ser uma tarefa fácil, só o tempo vai dizer, mas, com esses indicativos, já dá para ficar, no mínimo, mais reflexivo.
>>> Valor – O que está em jogo aqui não é só a redução de gastos, claro. Por isso, na hora de comprar, outras questões importantes também serão levadas em conta. O consumidor vai procurar por marcas que estejam, de alguma forma, alinhadas aos seus princípios e a experiências anteriores. E na verdade, essa percepção pode até mesmo variar de uma geração para outra ou dentro de uma mesma faixa etária. É um ponto para ser observado.
Dica de ouro
Não sei se você já comprou um produto ou serviço de cooperativa, mas vale a pena conferir, porque as coops têm um senso de responsabilidade social e ambiental muito forte. E elas fazem questão de colocar isso em prática em todos os seus processos, inclusive na produção.
Essa também é uma dica boa para as próprias cooperativas. Mostrar esse tipo de diferencial nas suas campanhas de comunicação pode também ajudar o consumidor no momento de decidir por uma marca ou outra. E como as coops têm mesmo um jeito diferente de atuar, de fazer negócios, não vai dar outra, elas vão chegar no topo da lista do consumidor brasileiro, isso se já não estiverem lá.
3. Escolhas mais conscientes e sustentáveis
A gente comentou há pouco que o consumidor vai cuidar do orçamento em 2024 e nos próximos anos, mas também vai ficar de olho em outras frentes que ele considera relevantes. Pois é, as tendências mostram que fazer escolhas mais conscientes, como o consumo sustentável e a preferência por produtos locais, também estará em destaque. Olha só outro fator positivo para quem é consumidor e, também, para as coops.
Para você, a valorização da produção e do comércio local continuam sendo fatores de peso na hora de comprar? E a sustentabilidade? Esses são pontos que também aparecem fortes nos estudos sobre tendências. As pautas que fazem parte da Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança – tradução da sigla em inglês) são um exemplo, segundo o relatório Ipsos Flair Brasil 2024.
Os consumidores querem que as organizações avancem na agenda sustentável e compartilhem o que estão fazendo, de forma transparente e com seriedade. Sabia que as coops contribuem de forma direta para o crescimento das comunidades onde estão presentes, além de somar para o desenvolvimento de todo o país? As cooperativas já trazem na sua essência um olhar atento para essas questões e querem adotar cada vez mais práticas sustentáveis e responsáveis em seus processos de produção, de gestão e de governança.
De olho na origem – E aí, consumidor, saber sobre a origem dos produtos é um ponto importante quando você vai fazer uma nova compra? Você faz questão de saber como acontece o processo produtivo, qual material é utilizado, se tem impacto para o meio ambiente e para a comunidade? Pois fique sabendo que em 2024 cada vez mais pessoas vão considerar esses fatores na hora de decidir por um item ou outro. Então, com certeza, esse é um ponto de atenção para diferentes marcas que estão no mercado. Os certificados de procedência, por exemplo, irão contribuir para valorizar os produtos, e as coops têm investido muito nisso.
4. Consumidores querem fazer a diferença
Saber que você ajudou a preservar o meio ambiente e a trazer impactos positivos para a sociedade traz um sentimento de satisfação, não é? De acordo com o estudo da Euromonitor, mais de 60% dos consumidores se esforçaram para isso em 2023 na hora de comprar algo novo, e a tendência é de que esse movimento cresça ainda mais este ano. (Top Global Consumer Trends 2024)
O consumidor quer mesmo é fazer a diferença no mundo. Tanto é que o relatório indica que esse olhar direcionado para a sustentabilidade pode ser visto de diferentes maneiras, como na escolha por uma energia limpa. De acordo com a Forbes, “as energias renováveis estão prestes a ultrapassar um terço da geração global de energia em 2024. Essa conquista histórica, impulsionada pelo crescimento sem precedentes de energia solar e eólica, marca um ponto de virada na luta contra as mudanças climáticas”.
Reutilizar para não gerar mais impactos
E se o objetivo é impactar positivamente, evitar o descarte incorreto de produtos na natureza, mais do que nunca, terá a atenção dos consumidores. Portanto, atitudes que fomentem a economia circular continuarão na lista de prioridades. Reutilizar, reciclar e fazer reparos no lugar de comprar novos produtos. Essa é a proposta. Ponto positivo para a prática da logística reserva e do reaproveitamento de materiais. E nesse campo também têm destaque para o cooperativismo. As coops de reciclagem fazem um trabalho importante nesse sentido, elas são um pilar fundamental para a coleta e o reaproveitamento dos resíduos sólidos que retornam ao ciclo produtivo.
5. Tecnologia para facilitar, mas sem perder o contato humano
Que o mundo está cada vez mais conectado, isso é fato. E o reflexo dos avanços tecnológicos podem ser vistos também na jornada do cliente, desde o processo de pesquisa até o momento da compra. Certamente você já utilizou algum tipo de recurso dessa natureza para te ajudar. E a ideia é essa mesmo, mas em um processo de mão dupla, que seja interessante para os consumidores e as marcas ao mesmo tempo.
>>> Assim fica bom para todo mundo: usar a tecnologia, inclusive ferramentas da inteligência artificial (IA), mas sem perder a conexão humana. Um atendimento próximo e personalizado faz toda a diferença, e nas coops isso é prioridade. As pesquisas confirmam exatamente esse movimento. De acordo com o relatório Top Global Consumer Trends 2024, mais de 40% dos consumidores se sentiriam confortáveis em receber uma recomendação feita por assistentes de voz. Mas, ao mesmo tempo, não sentiriam o mesmo no caso de respostas a perguntas mais complexas via chatbot. Agora um alerta: é preciso cuidar da segurança no uso de dados, seguindo a legislação sobre o tema, a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
6. Histórias que conectam
Quem não gosta de ouvir boas histórias e de recordar boas memórias. Essa tradição, que muitos herdaram dos avós, pode render ótimas conversas e, também, novas conexões entre os consumidores e as marcas. De tradição, passou a ser uma técnica usada de diferentes maneiras e em vários segmentos, e a perspectiva é de que ela seja cada vez mais utilizada. Nós estamos falando do storytelling.
Segundo aponta o relatório Ipsos Flair Brasil 2024, os consumidores estão mais abertos e querem construir um relacionamento mais forte e emocional com as marcas. E por aí, como está esse processo? Com quais marcas você deseja se conectar ou fortalecer os laços em 2024?
>>> Influenciando positivamente - E não para por aí, essas histórias também podem ser contadas a partir de parcerias entre marcas e influenciadores. Para isso, é fundamental identificar pessoas que realmente tenham conexão com os valores da empresa ou, no nosso caso, da cooperativa. Os jovens da Geração Z, por exemplo, sempre buscam por dicas dessa maneira. E utilizar os canais digitais também pode ser uma boa, com destaque para as mídias sociais.
Carimbo SomosCoop Sabe o que isso significa na prática? Você estará adquirindo um produto ou serviço de pessoas que se uniram para trabalhar juntas e ganhar mais força no mercado, ganhando em escala e competitividade. As coops têm como base um modelo de negócios que faz questão de promover, ao mesmo tempo, desenvolvimento econômico e inclusão social. E o cuidado com o meio ambiente também está entre as pautas prioritárias das cooperativas. O cooperativismo traz impactos positivos para todos - para quem produz, para quem vende, para quem trabalha e para quem consome. Então fique de olho e procure sempre pelo carimbo SomosCoop. |