Movimento SomosCoop conquista cada vez mais brasileiros
Em 2018, o cooperativismo brasileiro ganhou a marca SomosCoop, criada para espalhar o movimento por todo o país. E não é que deu certo? Desde o início, a ideia foi mostrar que o cooperativismo vai muito além do que a gente vê por aí. Ele está presente nos mais diversos setores da economia e representa um jeito de empreender de forma coletiva e colaborativa. Junto com o lançamento, também foi divulgado o seu primeiro manifesto, que reforçava o compromisso do movimento em promover o engajamento com a causa.
Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, entidade de representação máxima do cooperativismo no Brasil e responsável por coordenar a aplicação da marca, acredita que o SomosCoop tem um papel importante na hora de ressaltar os valores essenciais do movimento. Para ela, a marca gera laços mais profundos e emocionais com o público. “O SomosCoop realça o propósito do cooperativismo. Assim, é possível criar uma conexão verdadeira entre as pessoas e o movimento, em busca de um mundo mais justo e equilibrado por meio da cooperação”, afirma.
Em 2018, uma pesquisa realizada pela entidade revelou que só 44% das pessoas conheciam o conceito de cooperativismo. Mas, com algumas ações bem planejadas, como campanhas de mídia, parcerias com influenciadores e participações em programas de TV populares, o SomosCoop conseguiu conquistar o público. E os resultados foram ótimos: em 2023, a uma nova pesquisa mostrou que 77% da população já sabia responder o que é cooperativismo.
Essa conquista não aconteceu por acaso. O movimento foi marcado por várias iniciativas de sucesso. Uma delas foi a parceria com o ex-tenista Gustavo Kuerten nas campanhas Nova Onda e Vem Ser Coop, tudo ao seu redor já é. Ele vestiu a camisa do coop e mostrou ao Brasil que fazer negócios de forma colaborativa é algo inovador e cheio de potencial.
Outra iniciativa de sucesso é a websérie SomosCoop na Estrada. Comandada pela jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski, ela percorre o Brasil para contar histórias reais de transformação e superação no cooperativismo. Com três temporadas no ar, lançadas em 2022, 2023 e 2024, o programa compartilha histórias reais de superação e transformação vividas por cooperativas e seus cooperados. A cada episódio, a série mostra como a cooperação pode mudar vidas, fortalecer comunidades e gerar um impacto positivo onde quer que vá.
Em 2019, o movimento também lançou o carimbo SomosCoop, que facilita a vida dos consumidores ao identificar produtos e serviços oferecidos por cooperativas. Com essa marca nas embalagens, é fácil identificar que a compra é baseada em valores como solidariedade e transparência.
E não para... O SomosCoop marcou presença em podcasts populares como BrainCast e NerdCast, e no canal PodCooperar. A mensagem chegou ainda a grandes emissoras de TV, como a Band, no programa Melhor da Noite, para espalhar ainda mais a palavra do cooperativismo. Já na Rede Globo, o programa É de Casa destacou o coop como um verdadeiro transformador de vidas, enquanto o programa Encontro com Fátima Bernardes jogou os holofotes para o Movimento SomosCoop e ressaltou o grande potencial econômico do modelo de negócios.
A campanha #BoraCooperar chegou em 2023 para mostrar ao Brasil como o cooperativismo pode impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. Com o slogan E se em vez de competir, a gente decidisse cooperar?, a iniciativa trouxe o impacto do modelo de negócios em áreas como produção de alimentos, saúde, inclusão financeira e cuidado com o meio ambiente. E quem ajudou a espalhar essa ideia nas redes sociais foram influenciadores de peso, como os ex-BBBs Thelma Assis, João Luiz e Caio Afiune que compartilharam suas vivências ligadas à cooperação. A campanha também ganhou um jingle exclusivo, com versões em quatro estilos musicais capazes de animar os ouvintes tanto nas mídias tradicionais quanto nas digitais.
Para deixar claro que O cooperativismo é um bom negócio, foi lançada em 2024 uma nova campanha. O objetivo foi reforçar que o cooperativismo é uma escolha cheia de benefícios para todos, com destaque para suas vantagens econômicas em qualquer ramo de atividade. Disponível em vídeos, redes sociais e até spots de rádio, a iniciativa espalha uma mensagem de impacto positivo.
Já a websérie #BoraEntender ganhou vida no canal do SomosCoop no Youtube. Ela veio para descomplicar o cooperativismo, explicando, de forma leve e acessível, o que é, como funciona e quais são seus princípios. O primeiro episódio já foi para o ar e mostra como o cooperativismo ajuda a promover prosperidade e desenvolvimento, com uma visão prática e super educativa.
Em 2025, é a vez da campanha Bora Cooperar por um mundo melhor. O tema faz referência ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento às contribuições que o modelo de negócios traz para o desenvolvimento de comunidades, promoção de inclusão social, sustetabilidade e justiça. No teaser abaixo, é possível conferir um pouco do que vem por aí: