Notícias

Stranger Things: o que os protagonistas da série têm em comum com o cooperativismo?

Stranger Things é um fenômeno pop e faz sucesso até hoje entre os fãs de ficção científica. Explorando o mundo sobrenatural, experimentos ultrassecretos do governo e muito mistério, a série se passa no ano de 1983, na cidade fictícia de Hawkins, nos Estados Unidos. O núcleo central é um grupo de amigos que mostram, ao longo de cinco temporadas, a força da amizade, do trabalho em equipe e da cooperação.

Para animar os fãs da série, que aguardam ansiosos pelas surpresas da quinta e última temporada, que estreia em 26 de novembro, fizemos uma relação das características de cada personagem e como eles estão relacionados aos princípios do movimento cooperativista. Confira:

Will Byers (Noah Schnapp)

Personagem central da trama, tem a maior conexão com o Mundo Invertido, sendo levado para lá no começo da primeira temporada a mando de Vecna (Jamie Campbell Bower). Os motivos para ele ter sido escolhido pelo vilão serão explicados nesta temporada, mas especula-se que estejam relacionado a Joyce (Winona Ryder), mãe do menino, que teria se relacionado com o jovem que anos depois se transformaria em Vecna. 

Antes de seu desaparecimento, Will tinha uma amizade muito forte com Mike, Lucas e Dustin. Inconformados com o sumiço do amigo, o trio tenta localizá-lo de forma organizada e cooperativa. É em torno dele, aliás, que a cooperação se consolida e ganha força, com a adesão livre e voluntária de novos membros, como Eleven, Steve e Max. Lembrando que, assim como no cooperativismo, todos são bem-vindos no grupo, independentemente de gênero, raça, idade, renda ou orientação sexual. A única exigência é que cada pessoa cumpra os deveres assumidos com o grupo, no caso, trazer Will de volta para casa e, nas temporadas seguintes, derrotar os vilões: Demogorgon, Vecna e Dr.​ Martin Brenner (Matthew Modine).

stranger things libera 5 minutos da temporada final veja como assistir.jpg a6d8cMike Wheeler (Finn Wolfhard)

Amigo dos amigos, Mike acolhe e esconde Eleven — por quem se apaixona — em sua casa. Mostrando o poder do interesse pela comunidade ao qual pertence, no caso o grupo de amigos, ele sempre age em prol do coletivo, mostrando que a união entre as pessoas faz a diferença e traz resultados vantajosos.

Dustin Henderson (Gaten Matarazzo)

Um dos personagens mais carismáticos e aclamados pelo público por sua inteligência e ponderação no grupo de amigos, Dustin mostra a importância da educação e informação, um dos princípios do cooperativismo. Ele é um jovem nerd extremamente inteligente que possui uma síndrome rara que afeta o desenvolvimento de ossos, dentes e crânio, a displasia cleidocraniana.

Sua atuação em Stranger Things mostra que estudar, se capacitar e buscar conhecimento são fatores que contribuem com as discussões mais importantes e levam o grupo adiante, fortalecendo a cooperação. Na série, Dustin se juntou aos amigos para investigar os mistérios do Mundo e, muitas vezes, foi a voz da razão do grupo, desenvolvendo grandes ideias com uma articulação intelectual admirável, comprovando que estudar traz grandes benefícios e decisões mais acertadas para o coletivo.

Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin)

Por ser mais cético e demorar a confiar nas pessoas, inicialmente não tem uma postura tão acolhedora com quem tenta entrar em seu grupo de amigos. Mesmo assim, segue a premissa cooperativista da gestão democrática, e sempre acata a decisão da maioria.  

Na segunda temporada, Lucas se apaixona por Max (Sadie Sink) e eles entram em um relacionamento amoroso. Quando o relacionamento acaba, se afasta do grupo,  mas retoma a amizade quando percebe que a ex-namorada tem a mente dominada por Vecna e precisa da cooperação dos colegas para resolver esse enigma.

Eleven (Millie Bobby Brown)

Considerada por muitos telespectadores a personagem principal da série, Eleven é encontrada pelo grupo de amigos logo no início da primeira temporada, durante a busca pelo amigo Will. A jovem passou por experimentos científicos e tem poderes telecinéticos, no começo não fala, mas é uma grande ajuda na busca do amigo desaparecido. Corajosa e destemida, enfrentou o Demogorgon, o Devorador de Mentes, a perseguição do governo, ameaças russas e cientistas que tentavam reabrir o portal para o Mundo Invertido.

Eleven mostra, ao longo de Stranger Things, que o interesse coletivo deve estar acima do individual, juntando-se aos seus amigos na batalha contra o mal e provando sua lealdade à amizade. A personagem ajuda os amigos, enfrenta adversidades e comprova que o bem-estar do grupo é mais importante do que o próprio.

Max Mayfield (Sadie Sink)

A garota ruiva chega na segunda temporada e ganha um protagonismo importante entre o grupo de amigos que enfrenta desafios na cidade de Hawking. Max é destemida, valoriza a sororidade, e enfrenta com coragem diversos problemas familiares. Na quarta temporada, é salva pelos amigos e pelo afeto que os conecta. Sua presença na série comprova o poder da autonomia e independência — outro princípio cooperativista —, fortalecendo o grupo e mostrando que as diferenças enriquecem as relações.

Conteúdos Relacionados