Quando o assunto é futuro sustentável, o cooperativismo brasileiro tem muito a compartilhar. E agora, o mundo vai ver de perto! De 10 a 21 de novembro, o movimento marca presença na COP30, em Belém (PA), com uma programação intensa: mais de 20 painéis e ações oficiais em espaços como a Blue Zone, Green Zone, AgriZone e Casa do Seguro.
O cooperativismo brasileiro chega à conferência do clima para mostrar como o modelo de negócios centrado nas pessoas e na colaboração já é parte da solução para os desafios climáticos ao unir desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. A força e o protagonismo do movimento em conectar a economia real aos compromissos globais com inovação, sustentabilidade e inclusão estará em evidência.
A programação conta com debates sobre bioeconomia, financiamento verde, agricultura regenerativa, transição energética justa, segurança alimentar e inclusão produtiva. O público também terá acesso a exposições e experiências interativas que apresentam produtos, iniciativas e projetos de cooperativas de todas as regiões do Brasil. Oficinas, degustações e atividades culturais prometem aproximar o visitante do jeito cooperativo de cuidar do planeta.
Ainda durante a conferência, o cooperativismo irá reforçar o Manifesto do Cooperativismo Brasileiro para a COP30, documento construído com entidades estaduais e cooperativas de todo o país, que apresenta propostas para ampliar o acesso ao financiamento climático, promover a transição energética justa, fortalecer a bioeconomia, impulsionar a agricultura de baixo carbono e garantir que comunidades rurais e tradicionais sejam protagonistas do processo de adaptação climática.
E, para completar, a COP30 será palco de uma celebração especial: o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU. Confira a programação completa da participação das cooperativas no site oficial do movimento dedicado ao evento: https://somoscooperativismo.coop.br/cop30.