SomosCoop no eixão

Aproximar o campo da cidade: esse é o principal objetivo do evento Eixão Agro, realizado no último dia 30/6 na principal avenida que corta Brasília (DF). O evento coloca os produtores rurais da região em contato direto com os consumidores. Nesta edição, a tenda do cooperativismo marcou presença com degustação de sucos de cooperativa, apresentação do modelo de negócios e da campanha SomosCoop, exposição de produtos de cooperativas e jogos interativos. Quem visitou o espaço, pode ainda dar uma volta na bike da cooperação: uma bicicleta com três lugares, pensada especialmente para mostrar que a intercooperação faz as pessoas chegarem cada vez mais longe! [gallery columns="5" link="file" ids="74935,74934,74933,74932,74936"]

Tapioca? Temos, também!

Nesta semana, a Copasul - Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense, apresentou o primeiro produto da cooperativa: a Tapioca Copasul. O presidente da cooperativa, Gervásio Kamitani, esteve na sede do Sistema OCB/MS e levou o produto para os colaboradores conhecerem. Na foto, ele aparece ao lado da superintendente do Sistema OCB/MS, Dalva Caramalac. O produto tem o selo do SomosCoop na embalagem! #somoscoop  

Cotrirosa é mais uma no movimento SomosCoop

Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo e com o slogan Cooperar é a nossa vida, a Cooperativa Tritícola Santa Rosa (Cotrirosa) integra na sua identidade visual e em seus produtos o carimbo do movimento SomosCoop. Entre as ações, está a inclusão, por exemplo, de spots que são utilizados nos programas de rádios da Cooperativa em oito emissoras da região, identificação no site e nas redes sociais da Cotrirosa. A Cooperativa também trabalha num projeto de reestruturação da logomarca Nutrirosa, o que incluirá a marca SomosCoop nas embalagens dos seus 52 produtos, tanto os de alimentação humana quanto os de pássaros. "A previsão é que em novembro, quando termina o nosso suprimento de embalagens atuais, a gente providencie a reestruturação da nossa marca, criando novas embalagens com o SomosCoop", conta a Assessora de Comunicação, Educação e Marketing da Cotrirosa, Zélia Savoldi.. Para mostrar o quanto o cooperativismo cresce e está presente no dia a dia do brasileiro, o Sistema OCB criou o movimento SomosCoop - uma campanha nacional de valorização das cooperativas brasileiras, seus cooperados e empregados. O Movimento serve também para sinalizar os produtos cooperativos e tem a vantagem de atrair um novo perfil de consumidor, que tende a ter mais autonomia sobre suas escolhas, mais engajado com questões tecnológicas, sociais e ambientais.    

Carimbo é um diferencial para o novo consumidor

Diante da tendência de fortalecimento desse consumo mais consciente e responsável, o carimbo SomosCoop é uma ótima forma de atrair esse novo consumidor, oferecendo-lhe a oportunidade de optar por produtos e serviços que carregam em si princípios mais justos. De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em todo o País, existem atualmente 6,6 mil instituições cooperativas reunindo mais de 13 milhões de cooperados e atuando nos mais diversos setores econômicos. E agora, os produtos e serviços dessas cooperativas já podem ser reconhecidos por todos os brasileiros por meio do carimbo SomosCoop. Lançado recentemente pelo Movimento SomosCoop, o carimbo serve para sinalizar desde os produtos cooperativos agropecuários até os automóveis de uma cooperativa de transporte, por exemplo. Só que, além dessa função de identificação, o carimbo SomosCoop também ajuda a mostrar a força do cooperativismo. E ainda tem a vantagem de atrair um novo perfil de consumidor, que tende a ter mais autonomia sobre suas escolhas, mais engajado com questões tecnológicas, sociais e ambientais. Por que usar o carimbo SomosCoop? A força de qualquer marca está relacionada à sua presença e ao seu reconhecimento. Portanto, quanto mais as cooperativas brasileiras utilizarem o carimbo SomosCoop, mais fácil fica para o consumidor reconhecer esse símbolo e melhor se demonstra a força do movimento cooperativista. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, comenta: "Nós já conhecemos o perfil desse novo consumidor, é por isso que lançamos o carimbo do movimento SomosCoop, para que as cooperativas brasileiras apliquem em seus produtos ou serviços. Assim, com esse engajamento, poderemos demonstrar, rapidamente, à sociedade a capacidade do cooperativismo em transformar o mundo em um lugar mais justo e equilibrado". COMO USAR A IDENTIDADE O carimbo SomosCoop pode ser aproveitado por cooperativas de todos os ramos, seja para aplicação em produtos manufaturados por cooperativas ou para ajudar a identificar serviços cooperativos. Pode ser usado em uniformes, espaços físicos, em automóveis de cooperativas de transporte, em peças de comunicação com o consumidor, etc. O movimento SomosCoop disponibiliza o carimbo em versão compacta, com tagline e com QR Code. As cooperativas devidamente registradas e regulares podem acessar o site do movimento SomosCoop, para baixar o manual de aplicação e ter acesso a outras informações relativas ao uso do carimbo.

www.somos.coop.br

(Fonte: Revista Goiás Cooperativo ano 5º - nº29 - abril/maio/2019)

Confebras incentiva filiadas a aderirem ao Movimento SomosCoop

Campanha foi lançada pelo Sistema OCB e consiste na utilização de um carimbo em todos os serviços e produtos que identifiquem a origem cooperativista A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) é uma das principais engajadas ao Movimento SomosCoop e está incentivando as suas filiadas a se cadastrarem no site, baixarem os materiais e utilizarem o carimbo da campanha em todos os seus produtos e serviços. O objetivo é uni-las em torno de uma marca para dar voz ao setor, falar à comunidade de um jeito simples e descomplicado sobre os benefícios do cooperativismo. A ideia é que as pessoas, na hora de consumir, façam a escolha de forma consciente, optando pela cooperação e pela causa. Por meio do selo, os consumidores vão saber que por trás de uma mercadoria existe um lastro, uma origem, um sinal de que teve gente que planejou e investiu tempo e afeto na produção de uma fruta, de um grão, de um item industrializado ou no desenho de um aplicativo ou serviço financeiro, médico ou de educação, por exemplo. A campanha é resultado de um planejamento estratégico do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (composto pela OCB, Sescoop e CNCoop), após a realização de uma pesquisa sobre a percepção sobre o modelo de negócio. O resultado mostrou que muita gente não só desconhecia o cooperativismo, como, algumas vezes, até o confundia com outros modelos econômicos, apesar do setor representar cerca de 30% da população do País. Foi aí que surgiu, em 2014, o movimento SomosCoop. A palavra Coop está alinhada com a Aliança Cooperativa Internacional e traz em sua representação um elo, que reflete o espírito de colaboração e reforça o vínculo entre o Brasil e os demais países onde o cooperativismo já é uma realidade. A palavra Somos é responsável por despertar o senso de pertencimento nos brasileiros. O lançamento ocorreu no final de 2017. Em 2018 foi feito um trabalho de sensibilização das organizações estaduais e este ano as cooperativas estão se engajando. A meta é atingir as 6.800 cooperativas que fazem parte do Sistema. A força do SomosCoop vem delas e, por isso, quanto mais cooperativas aderirem e utilizarem o carimbo, maiores são as chances de alcançar os objetivos. Para aderir ao movimento, basta acessar o site www.somos.coop.br e fazer o cadastro. E aí, é só baixar todas os materiais e utilizá-los sempre que possível. (Fonte: Confebras)

Subcategories