Para reforçar a importância dos pequenos empreendedores e do cooperativismo como motores da economia brasileira, o Sicredi - instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal – levanta a bandeira da cooperação em um movimento para engajar as pessoas em prol da economia de sua região, com a campanha Eu Coopero com a Economia Local.
Por meio de iniciativas de comunicação e a aplicação de um selo que destaca empresas e consumidores engajados na causa, o Sicredi busca estimular o consumo e o desenvolvimento econômico local – o que está atrelado ao propósito da instituição desde sua fundação, em 1902.
A estratégia pretende impactar positivamente diversos públicos, desde pequenos comerciantes e produtores rurais, para que se sintam apoiados pela campanha; associados do Sicredi, para que contribuam com a divulgação das mensagens e aproveitem oportunidades de negócio que possam surgir com ela; e consumidores, para que se conscientizem sobre seu papel na movimentação da economia de suas regiões por meio de seu comportamento de consumo. A iniciativa também convida entidades e os meios de comunicação para se engajarem e fortalecer a propagação do movimento.
Um hotsite também será criado para servir de fonte de informações sobre a iniciativa e ferramenta de apoio aos empreendedores locais. O espaço disponibilizará conteúdos em vídeo e e-books com dicas de como trabalhar os negócios nos meios digitais e uma plataforma de personificação de peças digitais de divulgação, além de acesso a outras ferramentas que podem auxiliar na gestão do empreendimento.
A prioridade de relacionamento com fornecedores locais é uma política do Sicredi por meio da atuação das suas 110 cooperativas de crédito. Só em 2019, foram mais de R$ 550 milhões injetados na economia, por meio de pagamentos a fornecedores locais pela instituição.
Para o diretor executivo da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, cooperativa que atua em Campinas (SP) e região, o movimento reforça a missão da instituição que atua para promover o desenvolvimento das comunidades onde atua. “Nossas soluções são voltadas aos associados, donos do negócio e estão conectadas com a geração de renda e desenvolvimento local. A cooperativa gera o que chamamos de ciclo virtuoso, que é a permanência e o reinvestimento dos recursos nas comunidades de atuação. Com essas premissas, faz todo o sentido o reforço sobre a importância da compra em empresas locais”, analisa Eleutério Benin.
Fonte: Sicredi
O exemplo de intercooperação entre Aurora, Cooprado, Garibaldi, Nova Aliança e São João nos enche de orgulho e nos faz pensar que o coop ainda tem muito o que ensinar para todo o país. Ao comprar o vinho feito pelas mais de 4 mil famílias de cooperados, além de fortalecer a economia local, também valorizamos o que nosso país tem de melhor: as pessoas! Somos união, força e cooperação para um país cade vez melhor!
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É fato que os tempos atuais estão exigindo inovação e resiliência de todos. Empresários, trabalhadores, famílias estão tendo que se adaptar às condições impostas, mas, mais do que isso, se preparar para a nova realidade que vem por aí.
Em Pernambuco, a Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates), do município de Barreiros, tem considerado diferentes opções para garantir que os produtos agrícolas de seus associados sejam levados ao público. Uma das soluções implementadas foi o serviço de delivery, que disponibiliza uma lista com mais de 30 produtos da agricultura familiar, a serem entregues ao consumidor diretamente pela cooperativa.
A iniciativa tem sido divulgada nas redes sociais e já recebeu demandas de diversos municípios da Região Metropolitana do Recife. O serviço utiliza o aplicativo WhatsApp para realizar o contato inicial com o cliente e registrar o pedido. A partir daí, o produto é incluído na programação de entregas, que acontecem semanalmente, todas as sextas-feiras. Entre os produtos, a cooperativa oferece: goma de mandioca, fruta pupunha, jaca, graviola, feijão de corda, macaxeira, pimenta malagueta, chás de hortelã, banana comprida, banana prata, fruta-pão, batata doce, ovos de capoeira, laranja crava, laranja mimo, entre outros.
Os custos de transporte para a entrega, bem como de embalagens, higienização e EPIs para os cooperados diretamente envolvidos com as operações estão estimados em R$ 30 mil, para um período de três a quatro meses, e será assumido pela cooperativa. “A ideia surgiu da tentativa de encontrar uma saída para os produtores que não estão comercializando, visto que grande parte deles fornece para restaurantes, pousadas e hotéis, o que é impossível durante a pandemia”, afirmou o presidente da Cooates, José Cláudio da Silva.
A princípio, 50 agricultores deverão fazer parte da iniciativa. Muitos deles são idosos e se enquadram no grupo de risco, o que torna ainda mais importante a solução por viabilizar renda àqueles que sofrem maior perigo com a exposição. A proposta da cooperativa é comercializar a preço de custo, para garantir que os associados consigam pagar as contas dos próximos três meses. “Não estamos focados, neste momento, em ganhos de preço de mercado, mas em escoar essa produção e garantir que os cooperados paguem suas dívidas sem contrair empréstimos”, frisou José Cláudio.
A solução criada pela gestão da cooperativa deverá ter continuidade após a crise, visto que aponta para uma nova oportunidade de comercialização. A divulgação do delivery tem ganhado apoio e conta com parcerias, a exemplo da cooperativa Coopcafa, de Triunfo, que distribuirá o seu açúcar mascavo e rapadura por meio do serviço. “Este é o momento de olharmos para dentro da cooperativa e verificarmos as ferramentas que temos para gerar oportunidades. Temos técnicos, computadores e os agricultores que precisam vender. Nesta crise, temos que nos ajudar e promover ações de interesse coletivo e humanitário”, concluiu o presidente da Cooates.
SERVIÇO
Delivery Cooates: (81) 3675-1460
A iniciativa tem sido divulgada nas redes sociais e já recebeu demandas de diversos municípios da Região Metropolitana do Recife. O serviço utiliza o aplicativo WhatsApp para realizar o contato inicial com o cliente e registrar o pedido. A partir daí, o produto é incluído na programação de entregas, que acontecem semanalmente, todas as sextas-feiras. Entre os produtos, a cooperativa oferece: goma de mandioca, fruta pupunha, jaca, graviola, feijão de corda, macaxeira, pimenta malagueta, chás de hortelã, banana comprida, banana prata, fruta-pão, batata doce, ovos de capoeira, laranja crava, laranja mimo, entre outros.
Os custos de transporte para a entrega, bem como de embalagens, higienização e EPIs para os cooperados diretamente envolvidos com as operações estão estimados em R$ 30 mil, para um período de três a quatro meses, e será assumido pela cooperativa. “A ideia surgiu da tentativa de encontrar uma saída para os produtores que não estão comercializando, visto que grande parte deles fornece para restaurantes, pousadas e hotéis, o que é impossível durante a pandemia”, afirmou o presidente da Cooates, José Cláudio da Silva.
A princípio, 50 agricultores deverão fazer parte da iniciativa. Muitos deles são idosos e se enquadram no grupo de risco, o que torna ainda mais importante a solução por viabilizar renda àqueles que sofrem maior perigo com a exposição. A proposta da cooperativa é comercializar a preço de custo, para garantir que os associados consigam pagar as contas dos próximos três meses. “Não estamos focados, neste momento, em ganhos de preço de mercado, mas em escoar essa produção e garantir que os cooperados paguem suas dívidas sem contrair empréstimos”, frisou José Cláudio.
A solução criada pela gestão da cooperativa deverá ter continuidade após a crise, visto que aponta para uma nova oportunidade de comercialização. A divulgação do delivery tem ganhado apoio e conta com parcerias, a exemplo da cooperativa Coopcafa, de Triunfo, que distribuirá o seu açúcar mascavo e rapadura por meio do serviço. “Este é o momento de olharmos para dentro da cooperativa e verificarmos as ferramentas que temos para gerar oportunidades. Temos técnicos, computadores e os agricultores que precisam vender. Nesta crise, temos que nos ajudar e promover ações de interesse coletivo e humanitário”, concluiu o presidente da Cooates.
SERVIÇO
Delivery Cooates: (81) 3675-1460
Toda empresa, hoje dia, precisa estar nas redes sociais. A ideia é bem simples: quanto mais exposto maior a chance de se tornar referência na área em que atua e, claro, de fechar negócios.
Foi pensando nisso que a cooperativa de enfermeiros LifeCoop, da Bahia, entrou nas redes sociais. E o melhor, passou a usar o logotipo do nosso Movimento SomosCoop em todos os materiais que publicam. Assim, eles mostram que uma cooperativa forte é aquela que age de mãos dadas com as outras, afinal, a intercooperação é um dos princípios do nosso movimento, né?!
A cooperativa é formada por profissionais de saúde, especializados nos serviços enfermagem no segmento home care, ou seja, de assistência médica em casa. A LifeCoop tem só dois anos, mas já nasceu destinada ao sucesso!
Conheça o perfil deles no Instagram! @lifecoopcooperativa
A gente sempre fala em transformar o mundo num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos! E como isso pode acontecer? Certamente pela educação. E é isso que a Cooperativa Educacional Magna (CEM), de Concórdia, em Santa Catarina, pensa e faz todos os dias. E melhor, sem perder de vista os princípios e valores do cooperativismo. E, agora, ainda mais conectada com as outras dezenas de cooperativas que já aderiram ao Movimento SomosCoop.
Além de compreender muito bem como funciona o cooperativismo, a CEM passou a integrar a identidade visual do SomosCoop na própria, adesivando o logotipo na porta de entrada da escola. Desse jeito, a cooperativa vai mostrar aos alunos que eles fazem parte de um movimento de mais de 15 milhões de pessoas que transformam para melhor a realidade de que fazem parte.
Com certeza, essa cooperativa catarinense merece nota CEM.