O SomosCoop está nas ruas, nos produtos que consumimos, em serviços que utilizamos. E agora, o carimbo SomoCoop também está em caminhões que recolhem os resíduos sólidos e materiais recicláveis em Brasília.
Muito do que é recolhido se transformará em outras coisas, mas isso é só o começo de uma transformação maior: a que vai impactar positivamente a vida de centenas de pessoas. Primeiro, dos cooperados e suas famílias, pois a maioria vivia em situação de vulnerabilidade social e agora são donos do próprio negócio, com renda fixa mensal. Depois, as cidades que ficarão cada vez mais limpas.
Noutro dia, na rua próxima à Casa do Cooperativismo, avistamos um caminhão da Rede Alternativa das Cooperativas do Distrito Federal, Entorno e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF (RIDE), com o carimbo SomosCoop.
A Rede Alternativa existe desde 2008 e atua na defesa, apoio, comercialização e capacitação de homens e mulheres para coleta, transporte, transformação em produto final e artesanal dos materiais coletados.
Ver a marca do SomosCoop nesse caminhão nos mostrou o quão amplo é o nosso movimento e como ele transforma a vida de diferentes pessoas, de norte a sul do país. Associados à Rede Alternativa, mais de 1200 catadores cooperados do Distrito Federal e do Entorno têm suas vidas impactadas pelo cooperativismo e contribuem diretamente para uma cidade mais limpa e sustentável.
A sua cooperativa já aderiu ao carimbo SomosCoop? Manda pra gente!
Queremos ver, divulgar e mostrar pra todo mundo o quanto temos orgulho de cooperar por um mundo melhor.
Muito legal né?! Estamos muito felizes e orgulhosos do trabalho!
São iniciativas como essa que potencializam o nosso movimento e nos levam mais longe!
Quem aí ama chocolate? E que tal um chocolate livre de conservantes e aromatizantes artificiais, feito com o mais puro cacau? E se dissermos que, além disso, esse chocolate é 100% coop? Então você precisa conhecer os produtos Cacauway, feitos pelas mãos de 40 produtores de cacau da agricultura familiar que formam a Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica!
Tem trufas com sabores diferenciados, tabletes, cacau em pó, castanha do Pará com chocolate, e vários outros produtos fabricados na Cacauway, a primeira fábrica de chocolates da Amazônia. E além do que é feito na fábrica, os cooperados são incentivados a produzir a partir do subproduto extraído do cacau, o mel, iguarias como a geleia, licor e rapadura que são comercializadas na indústria e distribuídas às lojas que repassam ao consumidor.
Legal né? E quer saber o melhor? Os produtos da Cacauway agora têm o carimbo SomosCoop, levando para as prateleiras das lojas e para a casa dos consumidores todo o orgulho de ser coop! E a sua cooperativa, já usa o carimbo SomosCoop? Manda uma foto pra gente. Nosso email é
A Bertoni Branding, responsável pelo desenvolvimento do movimento SomosCoop, é uma das empresas vencedoras do prêmio Brasil Design Award, o maior do país. O Case apresentado, claro, foi o Somoscoop, eleito um dos melhores casos na categoria Design de Impacto Social. A celebração ocorreu na noite desta quinta-feira.
A premiação que está na nona edição é realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) e tem 10 categorias principais: Branding, Craft For Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Positivo, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital, Design Editorial e Design Gráfico. Suas categorias são divididas em 78 subcategorias, e buscam representar o cenário do design nacional.
O objetivo é reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional.
Para o sócio fundador da Bertoni Branding, Paulo Bertoni, figurar da lista dos melhores na categoria Design de Impacto Social mostrou que, juntos, é possível ir muito mais longe. “Um movimento criado para fortalecer o cooperativismo no Brasil não poderia ter ganhado prêmio mais significativo que esse no Brasil Design Award 2019. Aprendemos que as maiores conquistas são construídas em conjunto e esse troféu é mais uma prova disso. Obrigado a todos que votaram e nos ajudaram a alcançar esse reconhecimento, que é de todos nós”, avalia.
SOMOSCOOP
O Sistema OCB, entidade que representa e fomenta o cooperativismo no Brasil, trouxe um grande desafio: tornar o cooperativismo conhecido e melhor compreendido no país. Este modelo de negócio beneficia, direta ou indiretamente, mais de 25% da população brasileira. Apesar de grande relevância ele não era reconhecido no país. Havia também a necessidade de despertar o orgulho em quem faz o cooperativismo acontecer.
A solução foi criar um movimento com uma identidade forte e proprietária. Uma marca que possibilitou o engajamento, que fortaleceu a causa e está gerando reconhecimento. Uma bandeira que todos puderam levantar: cooperados, cooperativas e o Sistema OCB.
A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, destacou o reconhecimento popular como um sinal claro de que o movimento SomosCoop não é só do cooperativismo, mas do Brasil. “Durante várias semanas nós acompanhamos essa votação com muita expectativa e o resultado deixa bem claro que o SomosCoop já ultrapassou as fronteiras das cooperativas, alcançando a sociedade. E esse é um dos propósitos do movimento: evidenciar para todo o país que, quando cooperamos uns com os outros, podemos transformar o mundo num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”, destacou a gestora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
FICHA TÉCNICA
Bertoni Branding: Bruno Galvão, Eliane Nascente, Gisele Faria, Guiomar Silva, Gustavo Mundim, Marcela Studart, Marcos Gaspar, Mario Rosa, Miriam Mica, Paulo Bertoni, Raissa Ribas, Rafaela Menezes, Ronald Andrade, Samara Araujo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aprovação: Daniela Lemke, gerente de Comunicação do Sistema OCB.
Nos dias 19 e 20 de novembro, os comunicadores de todas as unidades do Sicoob se encontraram para discutir sobre como se comunicar cada vez melhor com a sociedade.
E falar sobre os valores do cooperativismo pra sociedade tem tudo a ver com o movimento Somos Coop! Foi por isso que pensamos numa ação bem legal para esse encontro de comunicadores do Sicoob. Porque a gente sabe que essa galera está totalmente engajada e empenhada em levar o coop ainda mais longe.
Então, além do nosso já conhecido Mercadinho SomosCoop - onde é possível visualizar os produtos das cooperativas já com o carimbo aplicado - também trouxemos o cafezinho coop. Os mais de 300 participantes puderam sentir o gostinho diferenciado dos cafés produzidos pelas nossas coops.
Agora, a grande novidade e que fez o maior sucesso foram as tatuagens coop! Vários desenhos diferentes, que eram impressos em poucos segundos utilizando uma tecnologia 3D, e marcaram na pele dos comunicadores o orgulho de ser coop. Teve gente que fez só uma, outros "fecharam o braço", como eles mesmos disseram, mas todos queriam de alguma forma levar aquela marca pra casa - ainda que temporariamente, já que o tempo de duração da tattoo é de até três dias.
Levar o coop no coração, e agora na pele, foi a grande sacada dessa ação!