DICC

Dia Internacional das Cooperativas de Crédito 2022

 

DICC 2022

Você já sabe que o cooperativismo está por toda parte e, quando o assunto é dinheiro, a gente dá até aula.  

Uma cooperativa de crédito oferece tudo o que um banco tradicional tem, com a mesma segurança, mas de um jeito diferente. As condições são melhores, os benefícios são maiores e você ainda recebe participação nos resultados, que são as chamadas sobras. Trocando em miúdos, em vez de cliente, em uma coop de crédito você é dono de uma instituição financeira. 

São as pessoas que tornam as cooperativas de crédito cada vez mais relevantes para as comunidades. Em troca, as coops oferecem crédito, inclusão e educação financeira para sua gente. E esse é um movimento de grandes proporções e resultados. 

No Brasil, são 815 cooperativas de crédito, que reúnem 15,7 milhões de cooperados e geram 89 mil empregos diretos. Com a maior rede de atendimento físico do país, 7.247 postos, as coops de crédito são a única instituição financeira em 275 municípios brasileiros.  

Por serem essenciais na vida de tantas pessoas e promoverem um ciclo virtuoso de desenvolvimento, temos motivos de sobra pra comemorar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), celebrado em todo mundo sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro, desde 1948.  

Em 2022, o DICC será no dia 20/10 e tem como tema “Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito”, definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – WOCCU, na sigla em inglês).


Confira as histórias do cooperativismo de crédito


Inclusão financeira

O cooperativismo de crédito tem se destacado nos últimos anos por sua contribuição para a expansão do mercado de crédito no país. A participação do chamado SNCC – ou Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, tem aumentado de forma consistente e beneficiado principalmente as micro, pequenas e médias empresas, além das pessoas físicas (com ênfase nos produtores rurais).

No mundo, a taxa de penetração do cooperativismo de crédito, calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa, em 2020 (último estudo publicado), foi de 12,18%. No Brasil, essa taxa foi de 8,13%.

O Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo de 2020, editado pelo Banco Central do Brasil, mostra que o crescimento anual da carteira de crédito do SNCC foi maior que o do Sistema Financeiro Nacional (SFN) nos últimos quatro anos, ficando com 35% do total contra 15%. Além disso, os depósitos do SNCC aumentaram 42,4% no ano, enquanto no SFN (exceto SNCC) o crescimento foi de 25,7%.

Em estudo divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em 2020, constatou-se que cidades brasileiras com presença de cooperativas de crédito possuem incremento no Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 5,6%, com a criação de 6,2% a mais de empregos e aumento de 15,7% no número de estabelecimentos comerciais. O estudo da Fipe revela ainda que cada R$ 1,00 concedido em crédito pelas cooperativas gera R$ 2,45 no PIB da economia.

Pessoas que ajudam pessoas

Guiadas pelos princípios do cooperativismo, as instituições são formadas por pessoas e para pessoas, e possuem em seu DNA uma preocupação essencial com seu público. Por isso, a realização de ações sociais com foco na transformação de realidades é uma característica dessas coops. E os números do Dia de Cooperar (Dia C) comprovam isso.

O Dia C, realizado por cooperativas de todos os ramos e em todas as partes do país é o maior movimento de voluntariado do setor. Até agora, mais de 500 ações já foram realizadas (de um total de 2.296 previstas), beneficiando mais de 750 mil brasileiros só em 2022. 

E onde as cooperativas de crédito entram nessa história? Simples: até agora, mais da metade de todas as iniciativas do Dia C são de cooperativas de crédito. Elas investiram mais de 2,8 milhões em suas comunidades, beneficiando quase 500 mil brasileiros e suas comunidades, detalhe, esse número é parcial, será ainda maior!

Viu só!? Quando a gente coopera, transforma um monte de vidas.

Como tudo começou

Você já deve ter se perguntado como o cooperativismo de crédito surgiu aqui no Brasil, não é mesmo? Por isso, um dos episódios da websérie do SomosCoop se dedicou a respostar essa e outras perguntas sobre as cooperativas de crédito, que são a nossa força no mercado financeiro. No episódio, você vai perceber que quando muitos se juntam e cada um faz sua parte, o resultado é gigante. Confira:

 

Segurança para os cooperados

No cooperativismo, ninguém faz nada sozinho e um dos grandes parceiros de intercooperação entre as coops de crédito é o Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito (FGCoop). Criado em 2014, o Fundo chegou para fortalecer a imagem das nossas cooperativas de crédito no mercado. É como se o SNCC tivesse um antes e depois do FGCoop, sabe!?

E como ele agrega tanta credibilidade às cooperativas de crédito? Simples: ele é um fundo formado pela contribuição das próprias coops. A ideia é que o FGCoop, que segue todas as regras do Banco Central do Brasil, seja utilizado para proteger os associados e dar segurança às cooperativas.

Nos casos de dissolução de uma cooperativa, o FGCoop garante até R$ 250 mil por CPF, beneficiando os cooperados. Ou seja, é desse fundo que vai sair o reembolso dos depósitos dos cooperados nas cooperativas de crédito. Dessa forma, o ambiente de negócios é estável para as coops e atrativo para os seus associados.

Além dessa segurança, o FGCoop também atua em outras áreas afim de propiciar maior segurança ao Sistema de Crédito Cooperativo. Quer saber como? Clica aqui.

 

 

Projeto SomosCoop na Estrada estreia em outubro

Uma websérie que vai mostrar o dia a dia das cooperativas e como o cooperativismo acontece na prática está prestes a dar partida. Com estreia prevista para outubro, o SomosCoop na Estrada vai informar como se desenvolve o modelo de negócios do movimento, desde o trabalho dos cooperados até as benfeitorias realizadas em prol das comunidades onde as cooperativas estão inseridas.  

https://youtu.be/c2bYgrkrATQ

Na apresentação, a renomada jornalista Glenda Kozlowski vai percorrer o Brasil com um veículo off road personalizado com a marca SomosCoop. O conteúdo será aprofundado, com rodas de conversas e depoimentos das pessoas com quem a apresentadora encontrar no caminho. O material ficará disponível no canal do SomosCoop no Youtube e também em um site exclusivo do projeto.  

A proposta inicial é que o programa tenha uma temporada por unidade da federação com três episódios cada. O primeiro ponto de parada será em Brasília, acompanhando cooperativas de trabalho, reciclagem e crédito.  

Em seguida, o SomosCoop na Estrada seguirá para o estado de Goiás, para conhecer o trabalho das coops de produção, crédito e infraestrutura. Já na Bahia, o Brasil conhecerá como o coop educacional atua. Seguindo para Minas Gerais, o destaque será a atuação do cooperativismo de saúde e transportes. 

Pílulas do conteúdo também estarão disponíveis nas redes sociais do SomosCoop. Não fique fora dessa. Viaje com a gente e acompanhe como o coop faz muito e faz bem! 

Desafio BRC 1 Tri de Prosperidade: é o coop fazendo mais pelos brasileiros

Levar ainda mais prosperidade e desenvolvimento para todos os brasileiros. Este é objetivo do desafio BRC 1 Tri – Brasil Mais Cooperativo 1 trilhão de prosperidade. A intenção é movimentar R$ 1 trilhão em negócios e reunir 30 milhões de cooperados até 2027. O coop já mostrou sua capacidade de superar desafios, priorizar as pessoas e preservar o meio ambiente. E agora quer provar que esse modelo de negócios que já é bom, pode fazer ainda mais pelas comunidades onde está inserido. Ou seja, o movimento cooperativista vai fazer ainda mais pelas pessoas. 

São as cooperativas e os cooperados de mãos dadas com as comunidades onde atuam para oferecer ainda mais oportunidades e gerar transformações efetivamente significativas. Que tal trabalharmos juntos nessa empreitada? Venha fazer parte você também! 

“O Brasil precisa de gente e nós cuidamos de gente. Sabemos ser competitivos sem abrir mão dos nossos princípios e valores. Em 2021, mesmo diante da crise sanitária, as cooperativas movimentaram quase R$ 525 bilhões. E agora queremos chegar a R$ 1 trilhão em cinco anos. São recursos revertidos em trabalho, renda, oportunidades, negócios e prosperidade não apenas para o coop, mas para todos os brasileiros”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. 

Por isso, acreditamos que a capacidade do cooperativismo em gerar desenvolvimento e prosperidade para todos a sua volta precisa ser cada vez mais valorizada, conhecida e reconhecida pela sociedade. Alcançar a meta depende, principalmente, do empenho das pessoas envolvidas nesse processo. Neste sentido, o movimento coop pretende atuar com uma estratégia unificada e diretrizes bem alinhadas em todos os estados da federação.  

Também queremos conquistar cada vez mais adeptos e mostrar que nosso ciclo virtuoso se fortalece dia a dia como a melhor alternativa para produzir, vender, prestar serviços e desenvolver as comunidades onde estamos inseridos. Já somos 18,8 milhões de brasileiros e, com certeza, vamos atingir a meta de 30 milhões até 2027.  

Também já estamos em todos os lugares e nos mais diversos setores da economia: nos alimentos que chegam às mesas, na saúde, na educação, nas soluções financeiras, no acesso à internet, na geração de energia, em ações voluntárias. Cuidamos das nossas comunidades e queremos transbordar ainda mais prosperidade para todos.  

O presente registra ganhos significativo. Vamos então construir o coop que queremos para o futuro: mais forte e ainda mais essencial para o desenvolvimento social e econômico do nosso país. É nossa hora de mostrar que o nosso jeito de fazer negócios gera resultados que vão muito além dos números.  

 

O coop já conquistou 18,8 milhões de brasileiros

O coop não para de crescer! Ele se consolida mais e mais a cada dia como a melhor alternativa para comercializar o que cada um produz de melhor! Esse movimento atemporal que envolve negócios e prosperidade de forma abrangente e igualitária já representa 8% da nossa população. Segundo o AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro 2022, o “censo” do coop, já somos 18,8 milhões de brasileiros adeptos desta corrente do bem.

https://youtu.be/srOwK_TGHwk

O anuário, divulgado nesta sexta-feira (29), apresenta também outros dados que reforçam a relevância do cooperativismo para o desenvolvimento das pessoas e do nosso país. O número de empregos diretos criados por conta do movimento saltou de 455.095, em 2020, para 493.227, em 2021. A participação feminina foi ampliada e atingiu 49% de representatividade, um aumento de 10% em relação ao período anterior. Nos cargos de liderança, em 2020, elas simbolizavam 17% e, em 2021, cresceram para 20%.  

Somamos agora 4.880 cooperativas e o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, atribui esses resultados prósperos ao comprometimento de todos os envolvidos nos sete ramos do coop (Agropecuário; Crédito; Consumo; Infraestrutura; Saúde; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; e Transporte) com o bem comum. Segundo ele, os números expressam o quão sólido é o movimento, que continuará a crescer cada vez mais. 

“Estamos muito felizes com os resultados e queremos compartilhar essa alegria com todas as Unidades Estaduais e cooperativas que colaboraram para alcançarmos mais essa conquista. Após dois anos de crise sanitária, fica ainda mais claro que a preocupação com a comunidade faz parte do DNA das sociedades cooperativas e, por isso, elas assumem papel cada vez mais relevante, se mostrando essenciais para a retomada da economia brasileira nesse cenário atual de pós-pandemia e crise financeira em praticamente todo o mundo. Somos, sim, a alternativa que as novas gerações procuram em prol da solidariedade e da colaboração”, destaca o presidente. 

A superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, exalta da participação das mulheres tanto na distribuição por gênero, quanto na participação em cargos de. “Temos trabalhado muito para ampliar a representatividade feminina em nossas cooperativas e aguardávamos com grande expectativa a divulgação desses índices. Eles demonstram que estamos no caminho certo”, comemora Tânia. 

NÚMEROS DOS RAMOS

Embora o maior número de cooperativas e empregados estejam concentrados no Ramo Agro (com 1.170 coops e 1 milhão de empregados), o Ramo Crédito agrega a maior parte dos cooperados, somando 13,9 milhões de pessoas, em 2021, contra 11,9, em 2020. Confira abaixo a quantidade de cooperativas, cooperados e empregados, por ramo: 

  • Agropecuário - 1.170 coops, 1.024.604 cooperados, 239.628 empregados;  
  • Consumo - 247 coops, 2.053.622 cooperados, 14.806 empregados; 
  • Crédito - 763 coops, 13.956.975 cooperados, 89.381 de empregados; 
  • Infraestrutura - 263 coops, 1.241.100 cooperados, 7.026 empregados; 
  • Saúde - 767 coops, 318.704 cooperados, 126.796 empregados; 
  • Trabalho, Produção de Bens e Serviços - 688 coops, 192.874 cooperados, 9.750 empregados; e 
  • Transporte - 982 coops, 99.279 cooperados, 5.800 empregados. 

Expressividade

Você sabia que, no Brasil, 70% das empresas fecham suas portas antes mesmo de completar 10 anos de atuação? Pois no coop é não é assim. Mais de 2,5 mil cooperativas estão no mercado há mais de 20 anos, o que comprova a solidez e a relevância delas para os negócios brasileiros, tanto no mercado interno quanto no externo. Aproximadamente 500 delas exportam seus produtos de forma constante.  

Quer mais dados relevantes? Em 2021, o ativo total do coop brasileiro atingiu a marca de R$ 784,3 bilhões contra R$ 655,5 bi, em 2020. Já o capital social teve acréscimo de 12%, contabilizando R$ 62,02 bilhões. As sobras do exercício, que são os valores que retornam para os cooperados ou são utilizados para novos investimentos, somaram R$ 36,7 bi, quase 60% superior ao do ano anterior quando totalizou R$ 23 bilhões.  

É por esses e vários outros motivos que não cansamos de repetir: O Coop faz muito e faz bem! 

Uma nova onda

Ganhar altura e chegar cada vez mais longe. Assim como uma onda — que vai e vem no mar, e nunca deixa de existir —, a comunicação do cooperativismo está mais forte para avançar, agora com um novo objetivo: mostrar às pessoas o que é o cooperativismo, e as vantagens do nosso jeito de ser e de fazer negócios, preocupado com a sociedade e compromissado com a transformação do mundo em um lugar melhor para todos. 

Com o mote “O coop faz muito e faz bem”, a nova campanha SomosCoop foi lançada neste mês de junho e tem o intuito de apresentar o cooperativismo e os impactos positivos que ele traz para toda a sociedade. Também quer mostrar que o coop pode ser encontrado em todas as áreas da economia e faz, com excelência, tudo o que se propõe. Mais do que isso: o coop faz muito pelo Brasil, pelas comunidades em que atua e por todos os seus cooperados. 

A campanha, novamente estrelada pelo tenista mundialmente premiado Gustavo Kuerten, será dividida em três grandes ondas, ou seja, três grandes momentos com mensagens distintas para o público, mas que compõem uma unidade entre si. A estratégia deste ano será alicerçada nos seguintes conceitos: 1. O conhecimento do cooperativismo; 2. O impacto e a relevância do coop para a sociedade; e 3. O estímulo à sociedade para consumir de cooperativas. 

De acordo com a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, a primeira onda terá como objetivo explicar o cooperativismo.

No primeiro momento, vamos explicar que o cooperativismo é um jeito diferente de fazer negócio, que está presente em todos os setores da economia e que ele traz impactos positivos para toda a comunidade ”, explica.

Segundo ela, uma pesquisa conduzida pelo Sistema OCB mostra que a divulgação do cooperativismo nacionalmente tem trazido resultados positivos a respeito do conhecimento e do reconhecimento do modelo de negócio coop. Entretanto, ainda há dificuldade no entendimento de alguns conceitos. Por isso, para a campanha deste ano, o objetivo é trabalhar com uma linguagem mais coloquial, simples e objetiva.

A gente está buscando uma simplificação do discurso. Queremos que as pessoas que nunca ouviram falar do cooperativismo entendam, de um jeito simples, o que é o cooperativismo e o que ele faz para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Samara. 

A gestora conta que, há até pouco tempo, o cooperativismo era explicado como um modelo de negócio no qual as pessoas se juntam para obter melhores resultados. “Agora, em vez de usar ‘modelo de negócio’, falamos em ‘um jeito diferente de fazer negócio, de forma colaborativa ’”. 

A partir do fim de julho, com o lançamento do Anuário do Cooperativismo — documento que divulga os dados consolidados do setor —, tem início uma segunda onda, baseada em informações sobre a evolução e o impacto do coop brasileiro. Nesta etapa, o desafio é mostrar os números do coop, destacar como estamos presentes no dia a dia das pessoas, fazendo a diferença em suas vidas e na economia do país.

Por fim, na última fase da campanha, no último trimestre de 2022, será a hora de trabalhar o convencimento. Depois de a sociedade entender o que é o cooperativismo e reconhecer sua importância, o cidadão será incentivado a escolher, conscientemente, o consumo de produtos e serviços de cooperativas. 

A pessoa está andando no supermercado e, se ela foi impactada nas outras ondas da campanha, ela entende o que é uma cooperativa, que ela traz impactos positivos, e desenvolvimento econômico e social para todos os envolvidos. Então, durante as compras, ela vai pensar: em vez de comprar esse suco A, eu vou comprar esse suco coop. Em vez de escolher uma instituição financeira que vai remeter os lucros para acionistas fora do país, vou colocar o meu dinheiro numa instituição financeira cooperativa, porque sei que uma parte dos resultados vai voltar para mim e uma outra será reinvestida na minha comunidade”, explica Samara.  

A nova campanha SomosCoop terá inserções em TV e rádio, peças para redes sociais, além de outdoors e busdooors. O Sistema OCB também disponibilizará peças para as Unidades Estaduais, que poderão definir estratégias de mídia de acordo com as características regionais.

BENEFÍCIOS PARA TODOS

O Sistema OCB entende que, ao fazer uma campanha nacional sobre o cooperativismo, também está ajudando as cooperativas na ponta, que podem se beneficiar dessa estratégia para promover o seu próprio trabalho — somando e se aliando a esse esforço de comunicação. 

Quando a gente divulga o cooperativismo, a gente facilita o trabalho de comunicação das cooperativas. Porque grande parte das cooperativas precisa ficar se explicando. Se ela faz uma campanha para divulgar o produto ou serviço dela, metade do tempo ela gasta explicando o que é, como é o modelo de negócio dela”, explica Samara.

Carimbo SomosCoop

Com a campanha SomosCoop, o Sistema OCB desenvolveu um carimbo de livre uso pelas cooperativas. O intuito é que essa marca possa ser incluída nos produtos (na embalagem de um café, por exemplo) e nos serviços (nas carteirinhas dos planos de saúde ou nos crachás de trabalhadores terceirizados), para identificar que aquilo que o consumidor está adquirindo carrega os valores do cooperativismo. 

Centenas de cooperativas já utilizam o carimbo para diferenciar e dar crédito aos próprios produtos. É o caso da Cocamar, cooperativa agroindustrial fundada em 1963, com a união de 44 cafeicultores do interior do Paraná.

Utilizar a marca SomosCoop é uma forma de diferenciar os produtos das cooperativas perante os consumidores, transferindo a eles o seu conceito e prestígio. Se são de cooperativas, têm origem, qualidade e são confiáveis”, afirma o presidente executivo da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Divanir Higino. 

Para a gerente de marketing da Frimesa, Elis D´Alessandro, o público formador de opinião costuma valorizar os produtos que seguem uma linha sustentável — e o cooperativismo pratica tudo isso desde o seu início, já que carrega essas preocupações em seu DNA. 

O carimbo SomosCoop mostra para o público que o nosso produto respeita as questões de sustentabilidade e é socialmente justo, porque as cooperativas estão à frente nesse cuidado com as pessoas, com o meio ambiente e com o desenvolvimento das comunidades. O cooperativismo tem essa cultura de pensar no todo e no resultado para todos”, avalia Elis, acrescentando que o carimbo agrega valor à marca. 

Na Frimesa, cooperativa do setor de alimentos sediada em Medianeira, no Paraná, o carimbo SomosCoop pode ser visto em todas as caixas de expedição — aquelas que chegam aos supermercados — e em produtos como o hambúrguer, o leite e o iogurte. 

Para o diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, Ricardo Sílvio Chaplao carimbo facilita a identificação dos produtos, ajuda a criar uma forte ligação cooperativista e a demostrar o orgulho de ser coop.   

Nós usamos o carimbo para que as pessoas consigam identificar nossos produtos e serviços que demonstram a importância do cooperativismo. Queremos que a pessoa saiba que, fazendo essa aquisição, ela gera um impacto positivo. Dentro da Copagril, somos mais de 5 mil associados, a maioria de pequenos produtores rurais no oeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul”, explica Chapla. 

Atualmente, o carimbo SomosCoop é usado em praticamente todas as embalagens de produtos de varejo da Copagril, como macarrão, café, arroz, feijão, amido de milho, polvilho, pepino e azeitona.

Resultados concretos

Desde que a campanha SomosCoop passou a ser divulgada nacionalmente, na televisão, no rádio e na internet, aumentou o conhecimento das pessoas sobre o nosso jeito de ser e de fazer negócios. Quer uma prova? 

Antes do lançamento da campanha publicitária de 2020, já com Gustavo Kuerten como embaixador do cooperativismo, o Sistema OCB realizou uma pesquisa para entender a compreensão dos brasileiros sobre o coop. No estudo, realizado em 2018, quando solicitados a “citar o nome de uma cooperativa que você conhece ou já ouviu falar”, apenas 44% dos entrevistados souberam responder. Em 2021, depois da divulgação maciça do SomosCoop, a mesma pergunta foi feita em uma nova pesquisa. Dessa vez, 70% dos entrevistados conseguiram citar o nome de uma cooperativa — um aumento considerável, de 26 pontos percentuais. 

“Nossa campanha de comunicação ajudou, mas as cooperativas também têm um trabalho fundamental de divulgação do cooperativismo. Quando, por exemplo, a Unimed escolhe colocar o carimbo SomosCoop nas carteirinhas de todos os planos de saúde, ela está divulgando o movimento e gerando valor para o coop, e também para a Unimed. É um ganha-ganha. A gente faz um trabalho grande para divulgar o coop e mostrar seus benefícios, mas, com certeza, ele só gera resultado quando o público consegue identificar as cooperativas lá na ponta.”

Esta matéria foi escrita por Lílian Beraldo e está publicada na Edição 38 da revista Saber Cooperar.

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