Cooperativismo na Globo



Tudo o que as cooperativas fazem de bom pelo Brasil, além dos diferenciais desse modelo, foi pauta do programa matinal É de casa, da Globo, deste sábado (25/9). Os apresentadores Patrícia Poeta e André Marques destacaram que o cooperativismo é feito por e para pessoas e que as cooperativas transformam, para melhor, a vida de milhares de brasileiros.

E, por meio de um vídeo, o atleta que se tornou embaixador do movimento SomosCoop em nível nacional, o tenista Gustavo Kuerten, respondeu as perguntas mais recorrentes quando o assunto envolve as cooperativas brasileiras. Quer saber quais são? Então, clica aqui.

Revista Languiru está no ar

Já imaginou saber a origem do morango que você está consumindo? E a localização da propriedade que cultivou a beterraba que acaba de chegar no depósito do supermercado? A partir de agora, essas e outras informações estão ao alcance dos clientes dos Supermercados Languiru.

Este é o assunto de destaque da mais nova edição da revista Languiru Agronegócios que já está no ar. A reportagem traz a informação de que o setor de Hortifrúti do Departamento Técnico da cooperativa está finalizando mais uma etapa do sistema de rastreabilidade que permite acompanhar a produção de legumes, verduras e frutas em propriedades de associados da Cooperativa Languiru.

Vale destacar que esse projeto iniciou em 2019 para adequar os produtores que integram o Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo à legislação.

Legal, não é mesmo?! Essa é mais uma prova de que – muito mais do que atender à legislação – a Languiru e as outras cooperativas do Brasil se preocupam com a saúde e bem-estar dos associados.

Além deste assunto, você também confere uma entrevista exclusiva com o presidente regional das Américas da empresa Claas, Leif Magnusson. Para ele, “a tecnologia será inevitável no futuro, e os agricultores devem adotar uma abordagem proativa”.

A Languiru é uma das cooperativas que já aderiram ao Movimento SomosCoop e sente tanto orgulho disso, que estampa o logotipo do movimento em suas peças de marketing. Se a sua coop ainda não faz parte, conheça e vem transformar o Brasil num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

Clique aqui para ler a revista.

Coocafé encerra com sucesso a 10ª edição da Feira de Negócios

Os anos passam e novos desafios surgem. Chegar ao ápice do sucesso em uma ação e mantê-la com a mesma excelência depende muito do empenho e dedicação de todos. E assim podemos definir a equipe Coocafé: empenhada e dedicada. Mais uma vez a cooperativa venceu desafios, ultrapassou barreiras e encerrou mais uma edição da Feira de Negócios, com resultados históricos.

A 10ª Feira de Negócios Coocafé Digital / Delivery foi realizada nos últimos dias 2 a 7 de agosto. Novamente em formato híbrido, com atendimento virtual através do hot site, específico para a ação, e também do app do cooperado; e na modalidade presencial, as unidades comerciais da cooperativa deram todo suporte aos associados, sempre seguindo as orientações e regras de prevenção à Covid. Segundo o superintendente técnico-comercial da Coocafé, Waldir Francese Filho, a participação dos cooperados superou as expectativas. A quantidade de atendimentos e o volume de negócios foram surpreendentes. E realmente os cooperados aderiram à ideia e participaram em peso da Feira, aprovando o evento, como ressaltam o cooperado Coocafé de Ibatiba/ES, José Maria Pereira e sua esposa: “essa feira que a Coocafé vem realizando ao longo dos anos tem ajudado muito o produtor. Fizemos bons negócios nessa edição da feira”.

O diretor de produção e comercialização da cooperativa, Pedro Araújo, em entrevista à rádio Mania FM 95,5, reforçou que “nossa equipe trabalha sintonizada, a gente só vende aquilo que o nosso cooperado precisa, aquilo que tem custo-benefício para o produtor”.

Parcerias

As parcerias são fundamentais para a realização de um evento como a Feira de Negócios. Já são 10 anos compartilhando esse evento com empresas sérias, que estão sempre buscando ofertar tecnologia, inovação e produtos de qualidade para viabilizar bons negócios aos associados, ao encontro da visão e missão da cooperativa, que é oferecer soluções integradas e estar sempre comprometida com o desenvolvimento. Ao todo, foram mais de 40 parceiros comerciais e institucionais. Além da exposição dos produtos no showroom das lojas Coocafé e presença de alguns parceiros durante a realização do evento, todos também puderam expor seus produtos em estandes virtuais no hot site da feira.

A participação das empresas possibilitou também, novamente, a contribuição com a responsabilidade social realizada através do evento, que todos os anos repassa o investimento dos parceiros para instituições sociais da região de atuação da cooperativa. Mais de 11 instituições foram beneficiadas.

Comunicação com os públicos

No novo normal, a comunicação precisa estar afiada e a propagação do evento faz diferença. Mais uma vez a Coocafé fez ampla divulgação no período antecedentes à Feira, rádios da região, TV, portais regionais, estaduais e nacionais, outdoor’s. A cooperativa investiu também no Marketing Digital, através das redes sociais, e-mail marketing direcionado aos púbicos e influenciadores digitais. Uma das ações que fizeram mais sucesso foi a humanização da persona que representa os cooperados da Coocafé – o João Gourmet.

A TV Coocafé tornou possível essa comunicação interna ser mais efetiva e uniforme. A rádio Mania FM, parceira da Coocafé também em outras ações, realizou a cobertura do evento com entrevistas com a diretoria e superintendência. Além dessas ações, outras mídias foram utilizadas para convidar os cooperados a participarem do evento.

Unidos por um só propósito

Como diz o político e escritor britânico, Benjamin Disraeli, “o segredo do sucesso é a constância do propósito”. Esse pensamento faz com que a Coocafé destaque o quanto a essência de um cooperativismo construído a várias mãos está cada vez mais enraizada em suas ações. Ao encerrar com sucesso e o sentimento de dever cumprido, o diretor presidente, Fernando Cerqueira, disse que a cooperativa realizou uma excelente feira.

“Agradeço a Deus primeiramente que nos permitiu realizar esse evento e a todos os colaboradores que se empenharam. Aos parceiros que nos apoiaram e, principalmente, aos cooperados que participaram e fizeram essa feira acontecer”.

O evento contou com o apoio dos parceiros do Planejamento Estratégico de Marketing: Sicoob Credicaf, Yara Brasil Fertilizantes, Grupo Vittia, Syngenta, Palinialves, Fertilizantes Heringer, Alltech, Café Brasil, ICL e FMC.

7 toneladas de doações são arrecadadas em campanha solidária do Sicoob Credivar

A campanha “Sorteio Solidário Dia C: sua doação vale prêmios” foi a ação da cooperativa pelo Dia de Cooperar deste ano  

Unidos podemos ainda mais! Esse foi o tema que permeou a campanha do Dia C do Sicoob Credivar em 2021. Realizado durante todo o mês de julho, a campanha teve o intuito de arrecadar quilos de alimentos e itens de higiene e limpeza para destinar a instituições sociais da região.  Como forma de incentivar as doações, foi realizado durante todo o período da campanha, um sorteio solidário onde a cada item ou quilo arrecadado o doador recebia um cupom para concorrer a vários prêmios.  

A campanha “Sorteio Solidário Dia C: sua doação vale prêmios” aconteceu de 02 a 30 de julho e envolveu todas as 26 agências nas 23 cidades onde o Sicoob Credivar está presente. No total foram angariados cerca de 7 mil quilos em doações e contou com a participação de mais de oitocentos voluntários entre empregados, cooperados, parceiros e comunidade em geral. As doações estão sendo distribuídas nos próprios municípios onde foram arrecadadas, fortalecendo o propósito cooperativista de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico regional. Cerca de 33 instituições, entre ONGs, órgãos públicos e entidades privadas, estão sendo auxiliadas, beneficiando mais de 2000 famílias diretamente.  

Sorteio Solidário 

            Durante todo o período da campanha, ao realizar uma doação, o participante teve direito a cupons para concorrer aos prêmios disponibilizados pela Credivar. No total foram sorteados 16 prêmios entre chapéus personalizados, mochilas, caixa de som, smartphone e Smart TV.  

            Todos os cupons depositados nas urnas foram encaminhados para a sede da cooperativa, onde, no dia 06/08, em uma transmissão ao vivo pelo Instagram, foram sorteados os ganhadores. Você pode acompanhar todos os registros do sorteio e as entregas das doações pelas redes sociais do Sicoob Credivar. Pelo site da cooperativa você fica por dentro do regulamento da campanha www.sicoob.com.br/web/sicoobcredivar .  

Confira abaixo a lista dos ganhadores: 

  • 1º sorteio – Chapéu - Regina Ciconha - São Lourenço 
  • 2º sorteio – Chapéu - Gilciene da Silva - Varginha  
  • 3º sorteio – Chapéu - Harley Moares C. - Carvalhópolis  
  • 4º sorteio – Chapéu - Aldair José do S. - Três Corações 
  • 5º sorteio – Chapéu - Antonio Domingues da Silva - Poço Fundo  
  • 6º sorteio – Chapéu - Edmilson Penna - Monsenhor Paulo 
  • 7º sorteio – Chapéu - Renata Aparecida Lara - Santo Antônio do Amparo 
  • 8º sorteio – Chapéu - José Roberto Freitas - Elói Mendes 
  • 9º sorteio – Chapéu - Flávio Figueiredo de Rezende - Varginha  
  • 10º sorteio – Chapéu - Caio Gadben - Três Corações 
  • 11º sorteio - Mochila Personalizada - Ricardo da Silva - Monsenhor Paulo 
  • 12º sorteio - Mochila Personalizada - Thiago Marques Cazarini - Varginha
  • 13º sorteio - Mochila Personalizada - Luiz Antonio Reis - São Bento Abade 
  • 14º sorteio - Caixa de Som Personalizada - Sebastião Arruda - Elói Mendes 
  • 15º sorteio - Smartphone Samsung A11 - Expedito Bernardes - Perdões 
  • 16º sorteio - Smart TV TCL 40" - Juliana das Graças S. Carvalho - Três Corações 

 Além do sorteio solidário para a comunidade, foi realizado internamente, entre os setores administrativos e agências da cooperativa, uma gincana onde as equipes que mais arrecadaram também foram premiadas. As cidades que se destacaram em arrecadações foram: Varginha, Paraguaçu, Baependi, São Bento Abade e Perdões.  

O Dia C 

O Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado e aos impactos sociais transformadores nas comunidades. Desde 2015 acontece em todo o Brasil, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos. 

As milhares de ações voluntárias realizadas, ano após ano, fazem do Dia C o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil. Os projetos idealizados por cada cooperativa são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e mostram a face humana do setor, que atua em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.

Saiba mais em http://diac.minasgerais.coop.br/ 

Jornal do Espírito Santo destaca carimbo dos produtos coop

Você sabia que os produtos feitos pelas cooperativas são social e ambientalmente corretos? São, sim! Legal, né. E o que isso tem a ver com você? Simples: toda vez que você escolhe um produto de cooperativa contribui para a preservação dos recursos naturais e valoriza centenas de famílias que estão por traz daquele doce favorito, daquele pacote de feijão, daquele frango congelado, daquele leite saboroso e por aí vai, afinal, a lista de produtos coop é enorme.

É por isso que o Movimento SomosCoop criou um carimbo que vai nas embalagens de tudo que é feito pelas cooperativas. É o carimbo SomosCoop. E lá no Espírito Santo, a ideia deu tão certo que virou até matéria do jornal A Gazeta. Quer ver como por lá o pessoal já está consumido mais os produtos coop? Basta clicar aqui.    

Subcategories