Coop deixando a cidade mais limpa!

O SomosCoop está nas ruas, nos produtos que consumimos, em serviços que utilizamos. E agora, o carimbo SomoCoop também está em caminhões que recolhem os resíduos sólidos e materiais recicláveis em Brasília.

Muito do que é recolhido se transformará em outras coisas, mas isso é só o começo de uma transformação maior: a que vai impactar positivamente a vida de centenas de pessoas. Primeiro, dos cooperados e suas famílias, pois a maioria vivia em situação de vulnerabilidade social e agora são donos do próprio negócio, com renda fixa mensal. Depois, as cidades que ficarão cada vez mais limpas.

Noutro dia, na rua próxima à Casa do Cooperativismo, avistamos um caminhão da Rede Alternativa das Cooperativas do Distrito Federal, Entorno e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF (RIDE), com o carimbo SomosCoop.

A Rede Alternativa existe desde 2008 e atua na defesa, apoio, comercialização e capacitação de homens e mulheres para coleta, transporte, transformação em produto final e artesanal dos materiais coletados. 

Ver a marca do SomosCoop nesse caminhão nos mostrou o quão amplo é o nosso movimento e como ele transforma a vida de diferentes pessoas, de norte a sul do país. Associados à Rede Alternativa, mais de 1200 catadores cooperados do Distrito Federal e do Entorno têm suas vidas impactadas pelo cooperativismo e contribuem diretamente para uma cidade mais limpa e sustentável. 

 

A sua cooperativa já aderiu ao carimbo SomosCoop? Manda pra gente!

Queremos ver, divulgar e mostrar pra todo mundo o quanto temos orgulho de cooperar por um mundo melhor.

Somos TCC!

A Luana Gomes cuida do marketing da Cootravale - Cooperativa dos Transportadores do Vale - e já tinha um papel fundamental na disseminação do movimento SomosCoop dentro da cooperativa, na cidade de Itajaí, Santa Catarina. Mas não satisfeita, ela quis ampliar ainda mais esse alcance e mostrar – em números – e com embasamento acadêmico o impacto desse movimento. Ela é estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Itajaí e escolheu o movimento SomosCoop como o tema do seu trabalho de conclusão de curso. A estudante fez um estudo de caso da marca para mostrar o seu impacto para o cooperativismo e para a sociedade. “Eu escolhi o SomosCoop porque já tinha essa aproximação né? Por trabalhar numa cooperativa, por gostar muito da proposta... por que desde quando eu entrei na cooperativa já tinha achado o movimento muito bonito esteticamente. Depois, ao longo do tempo eu fui vendo que o SomosCoop tem muitas ações interligadas. Acho que isso que me chamou a atenção pra querer estudar mais sobre ele. E, mesmo estando há quase um ano na Cootravale, sempre tem alguma coisa pra aprender sobre cooperativismo”, destacou Luana. Antes de trabalhar na Cootravale a Luana não sabia bem o que era o cooperativismo e nem como funcionava esse modelo de negócios. Isso também motivou a escolha do tema, porque hoje, conhecendo o impacto do setor na vida das pessoas, ela percebe que é fundamental que todo mundo entenda como funciona esse tipo de organização. E com o seu trabalho, ela pretende despertar não só a curiosidade dos professores e colegas de sala que ouviram e viram sua apresentação, mas também de outros alunos e demais pessoas. Dá só uma olhada no banner que ela apresentou:     Muito legal né?! Estamos muito felizes e orgulhosos do trabalho! São iniciativas como essa que potencializam o nosso movimento e nos levam mais longe!

Choco-Coop

Quem aí ama chocolate? E que tal um chocolate livre de conservantes e aromatizantes artificiais, feito com o mais puro cacau? E se dissermos que, além disso, esse chocolate é 100% coop? Então você precisa conhecer os produtos Cacauway, feitos pelas mãos de 40 produtores de cacau da agricultura familiar que formam a Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica Tem trufas com sabores diferenciados, tabletes, cacau em pó, castanha do Pará com chocolate, e vários outros produtos fabricados na Cacauway, a primeira fábrica de chocolates da Amazônia. E além do que é feito na fábrica, os cooperados são incentivados a produzir a partir do subproduto extraído do cacau, o mel, iguarias como a geleia, licor e rapadura que são comercializadas na indústria e distribuídas às lojas que repassam ao consumidor.  Legal né? E quer saber o melhor? Os produtos da Cacauway agora têm o carimbo SomosCoop, levando para as prateleiras das lojas e para a casa dos consumidores todo o orgulho de ser coop! E a sua cooperativa, já usa o carimbo SomosCoop? Manda uma foto pra gente. Nosso email é Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

SomosCoop é um dos melhores do design brasileiro

A Bertoni Branding, responsável pelo desenvolvimento do movimento SomosCoop, é uma das empresas vencedoras do prêmio Brasil Design Award, o maior do país. O Case apresentado, claro, foi o Somoscoop, eleito um dos melhores casos na categoria Design de Impacto Social. A celebração ocorreu na noite desta quinta-feira. A premiação que está na nona edição é realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) e tem 10 categorias principais: Branding, Craft For Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Positivo, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital, Design Editorial e Design Gráfico. Suas categorias são divididas em 78 subcategorias, e buscam representar o cenário do design nacional. O objetivo é reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. Para o sócio fundador da Bertoni Branding, Paulo Bertoni, figurar da lista dos melhores na categoria Design de Impacto Social mostrou que, juntos, é possível ir muito mais longe. “Um movimento criado para fortalecer o cooperativismo no Brasil não poderia ter ganhado prêmio mais significativo que esse no Brasil Design Award 2019. Aprendemos que as maiores conquistas são construídas em conjunto e esse troféu é mais uma prova disso. Obrigado a todos que votaram e nos ajudaram a alcançar esse reconhecimento, que é de todos nós”, avalia.   SOMOSCOOP O Sistema OCB, entidade que representa e fomenta o cooperativismo no Brasil, trouxe um grande desafio: tornar o cooperativismo conhecido e melhor compreendido no país. Este modelo de negócio beneficia, direta ou indiretamente, mais de 25% da população brasileira. Apesar de grande relevância ele não era reconhecido no país. Havia também a necessidade de despertar o orgulho em quem faz o cooperativismo acontecer. A solução foi criar um movimento com uma identidade forte e proprietária. Uma marca que possibilitou o engajamento, que fortaleceu a causa e está gerando reconhecimento. Uma bandeira que todos puderam levantar: cooperados, cooperativas e o Sistema OCB. A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, destacou o reconhecimento popular como um sinal claro de que o movimento SomosCoop não é só do cooperativismo, mas do Brasil. “Durante várias semanas nós acompanhamos essa votação com muita expectativa e o resultado deixa bem claro que o SomosCoop já ultrapassou as fronteiras das cooperativas, alcançando a sociedade. E esse é um dos propósitos do movimento: evidenciar para todo o país que, quando cooperamos uns com os outros, podemos transformar o mundo num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”, destacou a gestora. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ FICHA TÉCNICA Bertoni Branding: Bruno Galvão, Eliane Nascente, Gisele Faria, Guiomar Silva, Gustavo Mundim, Marcela Studart, Marcos Gaspar, Mario Rosa, Miriam Mica, Paulo Bertoni, Raissa Ribas, Rafaela Menezes, Ronald Andrade, Samara Araujo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Aprovação: Daniela Lemke, gerente de Comunicação do Sistema OCB.

SomosCoop na pele!

Nos dias 19 e 20 de novembro, os comunicadores de todas as unidades do Sicoob se encontraram para discutir sobre como se comunicar cada vez melhor com a sociedade. E falar sobre os valores do cooperativismo pra sociedade tem tudo a ver com o movimento Somos Coop! Foi por isso que pensamos numa ação bem legal para esse encontro de comunicadores do Sicoob. Porque a gente sabe que essa galera está totalmente engajada e empenhada em levar o coop ainda mais longe. Então, além do nosso já conhecido Mercadinho SomosCoop - onde é possível visualizar os produtos das cooperativas já com o carimbo aplicado - também trouxemos o cafezinho coop. Os mais de 300 participantes puderam sentir o gostinho diferenciado dos cafés produzidos pelas nossas coops. Agora, a grande novidade e que fez o maior sucesso foram as tatuagens coop! Vários desenhos diferentes, que eram impressos em poucos segundos utilizando uma tecnologia 3D, e marcaram na pele dos comunicadores o orgulho de ser coop. Teve gente que fez só uma, outros "fecharam o braço", como eles mesmos disseram, mas todos queriam de alguma forma levar aquela marca pra casa - ainda que temporariamente, já que o tempo de duração da tattoo é de até três dias. Levar o coop no coração, e agora na pele, foi a grande sacada dessa ação!                  

Subcategories