Integrante do movimento SomosCoop desde o princípio, a Coagrisol - cooperativa do ramo agro sediada em Soledade/RS - foi ainda mais além para expressar seu orgulho em ser um empreendimento cooperativo.
Na mais recente unidade da coop, inaugurada dia 25 de fevereiro de 2021, clientes e cooperados são recebidos com um grande painel na fachada, apresentando o slogan "A força da nossa gente", assinado com o carimbo SomosCoop.
A gente conversou com o gerente de comunicação e marketing, Fernando Martins, e sabe o que ele disse? “Ter um instrumento de nível nacional que nos ajuda a demonstrar nossos diferenciais de posicionamento é muito importante. Por isso literalmente vestimos a camisa do SomosCoop e tem sido muito gratificante”
Agora, ao chegarem à loja da cooperativa, cooperados e clientes são recebidos com esse gigante lembrete de que a Coagrisol faz parte de um movimento especial. “A cada dia torna-se mais necessário reafirmar para as comunidades que o cooperativismo é um modelo de negócios diferenciado, de muitas oportunidades e que gera desenvolvimento econômico e social", comentou o presidente da coop, José Luiz Leite dos Santos.
E você? Como anda seu orgulho de ser coop?

O nosso coop transforma e leva pra frente
Mesmo diante dos novos desafios impostos pela atualidade, o cooperativismo continua sendo essencial para o desenvolvimento e crescimento do Brasil. Todos os dias, nossas cooperativas reforçam a relevância do nosso modelo de negócios transformando a realidade de milhares de brasileiros.
Presentes em todos os estados e atuando nos sete ramos, somos mais de 5 mil cooperativas com registro ativo na OCB, promovendo mudança e evolução para a sociedade.
Outro indicador que enche o cooperativismo de orgulho é o da empregabilidade. O número de empregos formais, gerados pelas cooperativas só cresce. Saltou de 425,3, em 2018, para 427.576 até o começo de 2020.
Veio a pandemia...
Mas se engana quem pensa que o cooperativismo afunda fácil. Pelo contrário! No último dia 20/1, números divulgados pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e o Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empresas Sociais (Euricse) mostram que nossas coops estão entre as 300 melhores na classificação do Monitor Global de Cooperativas.

Esse é um relatório que explora o impacto econômico e social das maiores cooperativas do mundo, e temos o orgulho de reconhecer, nessa lista, os nomes: Coamo, Coopersucar AS, Sicredi, Confederação Nacional das Unimeds, C.Vale e Coop.
De acordo com o documento, as 300 principais cooperativas relatam um faturamento de mais de US$ 2,1 trilhões, com base em dados financeiros de 2018. Essas organizações operam em vários setores econômicos, sendo os setores agrícola (104 coops) e de seguros (101 coops) os que lideram a lista. O setor de atacado e varejo representa o terceiro maior: 57 coops.

Quer ficar por dentro de todos esses números?
ACESSE AQUI o Anuário do Cooperativismo Brasileiro
E AQUI o Monitor Global de Cooperativas (este, em inglês)

Idealizado com o objetivo de divulgar o cooperativismo e de promover o sentimento de orgulho naqueles que já vivem a realidade de uma empresa cooperativa, o Movimento SomosCoop conquista cada vez mais adeptos em todo o Brasil.
O engajamento do Sistema OCB, das unidades estaduais do Sescoop e das cooperativas é tão grande que o SomosCoop ganhou até um hino. Isso mesmo, uma cooperativa de Goiás produziu um jingle sobre o movimento! A composição da música foi uma iniciativa do pessoal da Sicoob Uni Central, cooperativa de Crédito com sede em Goiânia e que atua com cooperados nos estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e também no Distrito Federal.
E aqui no Rio Grande do Sul não é diferente. A Coagrisol, com sede em Soledade, já aderiu ao movimento SomosCoop. Em pouco tempo, o movimento ganhou força na região de atuação da Cooperativa. “A Coagrisol está engajada com esta campanha. Temos convicção de que juntos, e em um momento tão conturbado e de crise de propósitos, poderemos destacar o cooperativismo como um modelo eficiente de negócios. E para nós, da comunicação, ainda mais: Uma missão de vida”. A mensagem enviada pela equipe de comunicação da Coagrisol traz um relato encantador de todas as ações que a Cooperativa vem realizando para divulgar o SomosCoop e o cooperativismo. Eles entraram de cabeça em 2018, com o objetivo de reafirmar os diferenciais do nosso modelo de negócio.
Entre discursos oficiais, postagens em redes sociais, peças gráficas, papelaria de eventos, são inúmeras as aplicações do carimbo SomosCoop. Só em papelaria de eventos já foram mais de 3 mil metros com a logo estampada! Até em cupons fiscais dos supermercados e lojas a Coagrisol está aplicando o carimbo. “Diariamente, milhares de pessoas visualizam o carimbo no verso das notas que são emitidas em nossos sete supermercados, lojas de móveis e eletro”, conta o coordenador de comunicação e marketing da Cooperativa, Fernando Martins.
O discurso das lideranças também foi cuidadosamente trabalhado para que os dirigentes falem com firmeza a linguagem do movimento. O SomosCoop virou slogan, junto com a frase já utilizada pela cooperativa: “Somos Coop, Somos Coagrisol, Somos a força da nossa gente!”
Cotrirosa integra o SomosCoop
Com o slogan Cooperar é a nossa vida, a Cooperativa Tritícola Santa Rosa – Cotrirosa integra na sua identidade visual e em seus produtos, o carimbo do movimento SomosCoop. Entre as ações está a inclusão, por exemplo, de spots que são utilizados nos programas de rádios da Cooperativa em oito emissoras da região, identificação no site e nas redes sociais da Cotrirosa.
A Cooperativa também trabalha num projeto de reestruturação da logomarca Nutrirosa, que incluirá a marca SomosCoop nas embalagens dos seus 52 produtos, tanto os de alimentação humana quanto os de pássaros.
Certel: A força que nos une
Com o slogan “A força que nos une” atrelado ao “SomosCoop”, a Certel assina seus produtos de comunicação, como por exemplo, spots que são usados no programa de rádio da Cooperativa, veiculado em 8 emissoras locais. Com essa ação, os associados e clientes da Certel e grande parte dos gaúchos ficam por dentro dos inúmeros benefícios que o cooperativismo traz para as pessoas.
A marca SomosCoop aparece também no Jornal Certel, nas redes sociais e nos materiais impressos das lojas da Cooperativa.
Cotribá adere ao SomosCoop
Outra cooperativa que já aderiu ao movimento SomosCoop é a Cotribá, com sede no município de Ibirubá. A Cooperativa já utiliza a marca em seus vídeos institucionais e também promove o uso do SomosCoop em suas cuias exclusivas.
Nutripiá: Inovação na embalagem e tradição no conteúdo
Na tarde desta segunda-feira (26/8), o saguão da Casa da Ocergs foi palco do lançamento da linha de nutrição animal da Cooperativa Piá: a Nutripiá. A linha de rações conta com produtos voltados a bovinos, vaca leiteira, equinos, suínos, aves e milho. E a grande novidade fica por conta da inclusão da marca SomosCoop em toda nova linha de embalagens da Cooperativa situada em Nova Petrópolis.
Minha cooperativa já usa a marca SomosCoop
Queremos saber como estão as adesões ao movimento SomosCoop no Rio Grande do Sul. Se sua cooperativa já aderiu e faz parte do movimento SomosCoop, nos enviem relatos de como estão usando a marca e/ou carimbo SomosCoop! O Sistema OCB quer publicar em suas redes todas as cooperativas que já estão espalhando o movimento Brasil afora.
As informações que precisamos são:
Nome da cooperativa
Ramo
Observações: como a marca/carimbo estão sendo aplicados
Encaminhem para o e-mail
SomosCoop
O SomosCoop foi criado para identificar, ressignificar e dar visibilidade ao cooperativismo no País. O Sistema OCB é seu principal representante, mas é só com o engajamento das unidades estaduais e das cooperativas que o movimento ganha força.
Marca SomosCoop
A marca gráfica SomosCoop está alinhada, estratégica e visualmente, com o movimento cooperativista internacional COOP. Por isso, traz seu logotipo como parte da marca. Junto à palavra coop, vem o somos, responsável por congregar os brasileiros ao movimento. A palavra somos é construída a partir da tipografia Intro e garante uma marca harmônica, humana e inclusiva.
A marca é composta por dois importantes símbolos: o elo, presente em coop, que reflete a essência do cooperativismo, e a bandeira do Brasil dentro de um círculo, que identifica o movimento no País.
Quer saber mais sobre o SomosCoop e como aderir ao nosso movimento? Então acesse / e saiba mais. Confira também o Guia SomosCoop e como você pode utilizar a marca SomosCoop em sua cooperativa.
Fonte: Sistema Ocergs
Sabe o que acaba de sair quentinha do forno? A nova edição da Revista Saber Cooperar. Produzida pelo Sistema OCB, o material tem por objetivo levar informação de qualidade para as coops brasileiras. Por isso, os assuntos são cuidadosamente selecionados por um conselho editorial bem antenado com tudo o que acontece no país.
É o caso da primeira campanha publicitária do movimento SomosCoop em nível nacional e que tem como embaixador o atleta que se tornou ídolo do esporte brasileiro: o tenista Gustavo Kuerten. A revista detalha como a campanha surgiu e como ela será realizada.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, essa campanha é motivo de muito orgulho. “Nossa primeira campanha nacional de publicidade entrou no ar na primeira semana de novembro, na televisão, no rádio e na internet. E ela promete mostrar a todos os brasileiros que o cooperativismo está em toda a parte e que nosso movimento tem imenso potencial para ajudar nossa economia a voltar a crescer, depois da pandemia. Como cooperativista, eu não poderia estar mais orgulhoso”, declara.
E MAIS...
Outro assunto que também faz parte desta edição são as vantagens e possibilidades trazidas pelo PIX, novo sistema de transferência bancária criado pelo Banco Central e que entra em operação a partir deste domingo (15/11). Quer saber que oportunidades a sua cooperativa pode ter gerando a chave PIX? Então confere a matéria.
Ah, e a realidade do Agro 4.0 no Brasil e também as mudanças trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também estão nesta edição, feita para deixar as cooperativas preparadas para a realidade do mercado.
DESTAQUES
E se você gosta de informação com emoção, não pode deixar de ler a história de Celma Grace, fundadora da cooperativa Bordana, que superou a dor da perda para construir um projeto coletivo de empoderamento e geração de renda para mulheres bordadeiras, em Goiânia (GO) e, também das cooperativas que abriram as portas (e os corações) para receber imigrantes e refugiados.
Se interessou? Então, clica aqui para ter uma leitura inspiradora.

Feito por pessoas e para pessoas, o cooperativismo está em toda parte. É um modelo de negócio democrático responsável por gerar trabalho, emprego e renda, além de promover o desenvolvimento econômico e social em todos os lugares onde está. Ou seja: é um ingrediente essencial para a construção de uma sociedade mais justa por meio da colaboração, equilíbrio e transformação. É também um caminho que o momento pós-pandemia trará não só ao Brasil, mas para o mundo.
Para entrar no espírito de união faz a força, o Sistema OCB, que reúne mais de 6,8 mil cooperativas e mais de 15 milhões de trabalhadores (entre cooperados e empregados), lança a primeira campanha publicitária do movimento SomosCoop em nível nacional e que tem como embaixador o atleta que se tornou ídolo do esporte brasileiro: o tenista Gustavo Kuerten..
Escolhido por ter afinidade com os valores cooperativistas, Guga destaca que, em sua trajetória como atleta, sempre atuou com base em valores sólidos e, atualmente, como empresário, lidera, ao lado do irmão, uma holding que tem como visão semear bons princípios e como missão gerar oportunidades e negócios com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Ou seja, a sintonia ideal com o modelo de negócio do cooperativismo.
“Para mim é sempre especial trabalhar com o cooperativismo, porque está dentro da nossa filosofia de colaborar e trabalhar em equipe. A nossa história foi construída em cima desses valores, dessas crenças. Há praticamente 10 anos nós iniciamos uma parceria com uma cooperativa que fez todo o sentido, porque podemos aprender ainda mais sobre esse tema. Eu me sinto muito confortável em poder falar sobre o cooperativismo, porque é algo que vem desde a nossa infância dentro de casa, passando pela carreira no esporte, até a filosofia da nossa empresa”, declara Guga.
CONCEITO
Com o conceito Vem ser coop! Tudo ao seu redor já é, a campanha do Sistema OCB quer aproximar o modelo da sociedade, além de estimular novas adesões ao movimento que segue como tendência de enfretamento para recuperação de negócios e oportunidades prejudicadas pela pandemia do Covid-19.
ESSENCIAIS
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a pandemia, as cooperativas têm mostrado ao país o quanto elas são essenciais para a economia. “As cooperativas, logo no começo desse período, tomaram todos os cuidados, seguindo as orientações de segurança e saúde, para que sua produção não fosse afetada. Se, de um lado, os profissionais são essenciais para a saúde, de outro, as cooperativas são fundamentais para manter a economia girando”, explica.
Aqui no Brasil, o movimento cooperativista é composto por 13 setores econômicos, agrupados em sete ramos. Isso quer dizer que, de norte a sul do país, há cooperativas agropecuárias, de saúde, de crédito, de educação, de internet, de habitação e até de extração mineral.
NÚMEROS
Conheça um pouco dos números do cooperativismo brasileiro:
- Somos praticamente 50 milhões de brasileiros ligados ao setor (+/- 25% da população se somamos o número de cooperados, familiares, empregados e fornecedores diretos);
- Nº de cooperativas: 6.828;
- Nº de cooperados: 14,6 milhões;
- Nº de empregados: 425,3 mil;
- Ativo total: R$ 351,4 bi;
- Ingresso e receitas brutas: R$ 259,9 bi;
- Impostos e tributos recolhidos: R$ 7 bi.
(ref: 2018)