Constituir uma cooperativa pode ser uma experiência enriquecedora, mas também desafiadora. Esse modelo de negócio, baseado em princípios de colaboração e solidariedade, oferece uma alternativa viável para quem busca não apenas lucro, mas também impacto social positivo.
Porém, antes de dar o primeiro passo, é fundamental entender as peculiaridades desse formato. Neste post, vamos explorar os principais aspectos que você deve considerar, desde a definição clara dos objetivos e da estrutura organizacional até as questões legais.
Com informações precisas e estratégicas, você estará mais preparado para construir uma cooperativa sustentável e de sucesso. Vamos juntos nessa jornada?
O que é uma cooperativa?
Uma cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns. A palavra-chave do cooperativismo é a colaboração: muitas vezes as pessoas que não conseguiriam alcançar certo objetivo sozinhas, juntas conseguem até superá-lo.
O propósito principal das cooperativas é promover a prosperidade econômica de seus associados por meio da sustentabilidade de resultados financeiros e do desenvolvimento social, sempre respeitando os interesses coletivos e as pretensões individuais.
Principais diferenças entre cooperativas e outros tipos de negócios
Apesar de muitas empresas também se preocuparem com justiça social e prosperidade econômica, existem algumas diferenças importantes que distinguem organizações comuns de cooperativas.
Gestão democrática
Diferentemente de empresas comuns, onde as decisões são tomadas exclusivamente pelos donos ou pelos cargos da diretoria, as cooperativas funcionam a partir de uma gestão democrática.
Na prática, isso significa que todos os associados têm direitos de voto equivalentes, ou seja, os cooperados também são donos da instituição e podem participar das decisões de acordo com o que for melhor para o coletivo.
Atuação nas comunidades
É inerente ao cooperativismo o cuidado com a comunidade em que a cooperativa está inserida. Por mais que algumas empresas tradicionais adotem políticas de ESG, a frequência e intensidade das ações, em muitos casos, não é a mesma que as cooperativas.
As coops investem fortemente nas regiões em que estão instaladas, já que são formadas pelos indivíduos daquela comunidade. Por isso, assumem um papel considerável no desenvolvimento social, promovendo educação, formação e informação.
Distribuição das sobras
Enquanto as empresas comuns mantêm para os donos ou principais acionistas os lucros, o cooperativismo propõe a divisão das sobras entre os colaboradores. A lógica é que como todos são donos da instituição, todos devem receber.
As sobras são os resultados financeiros positivos das cooperativas, que são distribuídas entre os associados de acordo com critérios previamente estabelecidos durante a Assembleia anual.
Como as cooperativas funcionam
Dado o tamanho da participação das cooperativas na economia e na sociedade brasileira, era de se esperar que existisse uma legislação destinada especificamente para esse modelo de negócios. A Lei Geral das Cooperativas (Lei nº 5.764/1971), define os procedimentos necessários para a criação de uma coop, além dos direitos dos cooperados e as características deste modelo de negócio.
Dentre as condições previstas pela lei, estão: a adesão voluntária e ilimitada de associados; a singularidade de votos; a quantidade mínima de associados nas assembleias; o retorno das sobras líquidas proporcionais aos esforços dos cooperados; a neutralidade política e indiscriminação religiosa, racial e social; e a prestação de assistência aos associados e aos colaboradores da cooperativa.
Gestão de uma cooperativa
Como visto, as cooperativas funcionam diferente de empresas comuns, e agem a partir do princípio da gestão democrática. Portanto, a instituição é gerida de forma participativa, contando com a colaboração de todos os cooperados.
Em prática, isso significa que cada associado é considerado "dono do negócio". Ou seja, por meio da participação de assembleias, os cooperados podem decidir os rumos da instituição, os lucros, os líderes e mais aspectos societários, por meio do seu voto.
Os ramos do cooperativismo no BrasilAlém da regulamentação legal, que vale para todas as cooperativas, cada instituição pode ter algumas peculiaridades a depender do seu ramo de atuação. Essa divisão de áreas do cooperativismo ajuda na representação de cada uma e de sua atuação diante de governos, tribunais de justiça e instituições legislativas. O cooperativismo brasileiro é organizado em sete ramos. São eles:
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Órgãos da cooperativa
Assim como qualquer outro modelo de negócio, o cooperativismo é constituído por uma estrutura sólida e bem dividida. Cada órgão é responsável por um processo diferente e é importante conhecer cada um deles para entender a constituição das cooperativas. Algumas das principais organizações são:
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Assembleia Geral Ordinária (AGO): realizada obrigatoriamente uma vez por ano, nos três primeiros meses (com exceção das cooperativas de crédito, que podem realizar suas AGOs até o mês de abril), tem como objetivo definir assuntos como prestações de contas, relatórios, planos de atividades, destinação de sobras, fixação de honorários, cédula de presença, eleição do Conselho de Administração e Fiscal, e outras questões de interesse dos cooperados
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Conselho de Administração: responsável pela administração da cooperativa, abrangendo qualquer interesse da cooperativa e de seus cooperados nos termos da legislação, do Estatuto Social e das determinações da Assembleia Geral
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Conselho Fiscal: entidade formada por três membros efetivos e três suplentes, eleitos para a função de fiscalização da administração, das atividades e das operações da cooperativa. O conselho fiscal não é obrigatório para as cooperativas de crédito. Já as cooperativas de trabalho com até 19 sócios seguem uma regra distinta. Veja detalhes no manual de orientação elaborado pelo Sistema OCB.
A Assembleia Geral é o órgão supremo da cooperativa que toma decisões de acordo com o interesse da sociedade, além da responsabilidade coletiva expressada pela reunião da maioria dos associados. Além da AGO, reuniões extraordinárias podem ser convocadas.
Como criar uma cooperativa
Além de entender a lógica por trás das cooperativas e os órgãos que permitem que elas funcionem, é importante conhecer alguns passos que antecedem a criação dessas instituições. Seguir essas etapas é essencial para formalizar a sua coop, garantindo que a organização esteja alinhada aos valores e aos princípios cooperativistas.
Reúna um grupo de pessoas com interesses comuns
Tirando algumas exceções, uma cooperativa é formada, em média, por 20 pessoas. Uma vez que esse grupo esteja reunido, você deve procurar a unidade do Sistema OCB do seu estado para saber se ele está alinhado aos princípios cooperativistas e se já existem outras cooperativas fazendo a mesma coisa.
Pense em um plano de negócios
Antes de abrir qualquer negócio, é fundamental fazer um planejamento, levando em conta a viabilidade econômica e social do projeto. Para isso, calcule sua expectativa de receita, os custos envolvidos e, principalmente, pense de onde virá o investimento para montar a cooperativa.
Defina as regras da cooperativa
Após a elaboração de um plano de negócios, os fundadores devem pensar em uma proposta de estatuto para a cooperativa. Esse documento precisa conter informações básicas da instituição, como o endereço da sede, a distribuição das cotas, a política de entrada e de saída dos cooperados, as regras de eleição da diretoria etc. É importante lembrar que essa proposta precisa ser votada e aprovada pela maioria, seguindo os princípios do cooperativismo.
Não deixe a ideia apenas no papel
Depois de pensar em todos os detalhes teóricos da cooperativa, é hora de tirar a ideia do papel. Convocar a Assembleia Geral de Constituição é o momento mais importante da estruturação da coop.
É nessa primeira reunião que a fundação da instituição é formalizada e que são eleitos os componentes dos conselhos e da diretoria. Também são definidos o prazo dos mandatos e outros assuntos fundamentais, como a redação da ata de constituição.
Atente-se à formalização da cooperativa
Apesar de depois da Assembleia de Constituição sua cooperativa já existir, vale lembrar que ela ainda não está autorizada a atuar no mercado. Para isso, é preciso realizar o registro junto à Receita Federal e à Junta Comercial do seu município, ou seja, criar um CNPJ.
As origens do cooperativismo
O cooperativismo moderno surgiu durante a Revolução Industrial, época em que a população começou a ficar insatisfeita com os baixos salários e a alta taxa de desemprego.
Em 1844 foi fundada a primeira cooperativa, na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra. Um grupo de 27 homens e uma mulher se uniram para comprar seu próprio armazém, já que separadamente os trabalhadores não tinham dinheiro para adquirir uma quantidade adequada de alimentos.
No Brasil, a primeira cooperativa foi criada em 1889, em Minas Gerais. A Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto tinha como objetivo o consumo de produção agrícola.
Já em 1902, o padre suíço Theodor Amstad fundou a primeira cooperativa de crédito do país, no Rio Grande do Sul. A cooperativa Caixa de Economia e Empréstimos Amstad nasceu na cidade de Nova Petrópolis e segue na ativa até hoje como Sicredi Pioneira.
Os sete princípios do cooperativismoO cooperativismo se baseia em sete princípios considerados essenciais para a construção de uma sociedade justa e mais igualitária. Esses preceitos funcionam como orientações para que as cooperativas mantenham seus valores ao longo das práticas e da atuação no mercado. São eles:
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A importância social e econômica das cooperativas
Como visto, a preocupação com a comunidade e com a sustentabilidade econômica é uma característica forte do cooperativismo. Esse modelo de negócio tem forte influência tanto na sociedade quanto na economia do Brasil.
O principal motivo por trás desse impacto é o crescimento comunitário promovido por meio de ações sociais, que fazem parte do princípio do cooperativismo: “interesse pela comunidade”. Além disso, a divisão das sobras provoca efeitos financeiros positivos na sociedade.
As cooperativas também representam grande parte do PIB e da economia brasileira. De acordo com um estudo realizado pelo Sistema OCB e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os municípios que contam com cooperativas de crédito registraram um incremento de R$ 3.852 por habitante no PIB per capita, além de impactos na arrecadação tributária, na geração de empregos formais, na abertura de estabelecimentos comerciais e nas exportações.
Conclusão
A criação de uma cooperativa pode ser uma experiência enriquecedora tanto individualmente quanto para a comunidade ao seu redor. Por isso, vale a pena se atentar a alguns passos básicos, mas essenciais, para construir uma instituição que siga os princípios do cooperativismo.
Pensando na importância de cada etapa, o SomosCoop desenvolveu o e-book “Como Funciona uma Cooperativa?”. Esse material funciona como um guia para quem quer iniciar sua jornada no cooperativismo, tratando desde os motivos para escolher o modelo cooperativista até os passos para sua criação formal.
Além disso, também preparamos a série de vídeos Bora Entender, contando a história do cooperativismo, os princípios do movimento, as áreas de atuação das cooperativas, como elas funcionam e quais os seus benefícios como modelo de negócio!
O cooperativismo tem números impressionantes: são cerca de 3 milhões de cooperativas pelo mundo, somando 1 bilhão de cooperados e 280 milhões de empregos. Só no Brasil, há mais de 4,5 mil cooperativas e mais de 23 milhões de cooperados, segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024. Mas você sabia que esse movimento começou com um pequeno grupo de 28 tecelões, no interior da Inglaterra? Entre eles, havia uma mulher que começava a traçar uma nova realidade para aquela época: Eliza Brierley.
Imagine o cenário: Inglaterra pós-Revolução Industrial, um período marcado por desigualdades sociais, exploração do trabalho e uma época em que as mulheres ainda lutavam pelo direito ao voto e eram excluídas da participação econômica. Nesse contexto, com apenas 18 anos, Eliza Brierley se destacou ao desafiar as normas e garantir sua presença na primeira cooperativa do mundo, a Sociedade Equitativa dos Pioneiros de Rochdale, criada em 1844.
Em busca de uma vida melhor e de mais autonomia, em 1846, Eliza conseguiu se tornar membro de pleno direito da cooperativa recém-criada, abrindo portas para outras mulheres de sua época e construindo uma trajetória que inspira cooperativistas até hoje.
“A história de Eliza Brierley mostra como o cooperativismo constrói um mundo melhor para as mulheres, com oportunidades para que elas tenham autonomia financeira e possam se desenvolver e exercer seus direitos com participação democrática”, afirma a gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta.
A entrada da jovem tecelã na cooperativa demonstrou que o cooperativismo é inovador desde a sua origem, como um modelo de negócios inclusivo, em que todos podem prosperar juntos.
Mulheres no coop
Desde Eliza Brierley, a participação feminina no coop tem evoluído continuamente. No Brasil, por exemplo, elas representam 41% dos cooperados – com 9,6 milhões de brasileiras – e são maioria entre os trabalhadores do setor – responsáveis por 52% da força de trabalho.
“O exemplo de Eliza continua vivo e impulsiona mulheres a assumirem papéis de destaque dentro do movimento cooperativista", afirma Fabíola. Além disso, o legado de Eliza Brierley também se traduz na criação de programas de capacitação e incentivo à liderança feminina no coop.
Pioneira e guia de inovação Eliza Brierley não ficou no passado! No livro Inovação no Cooperativismo - um guia descomplicado para quem deseja inovar mais e melhor no universo do cooperativismo, ela aparece como personagem em realidade aumentada que apresenta conteúdos adicionais aos leitores em cada capítulo. Em cada capítulo, Eliza facilita a compreensão de conceitos essenciais sobre inovação no coop, tecnologia e mostra como o setor investe continuamente em soluções para gerar resultados e aumentar a competitividade das cooperativas. |
Nossa cooperativista pioneira também virou game! Na plataforma Jogar+Aprender, que oferece conteúdo pedagógico lúdico e informativo para crianças e jovens, a jovem tecelã inglesa é a personagem principal do jogo educativo Onde está Eliza?. No game, os jogadores precisam encontrar objetos e personagens relacionados ao coop. No primeiro cenário, "Contando a História", Eliza está em uma escola participando de uma exposição sobre cooperativismo, em que são apresentados os diferentes ramos do cooperativismo. O segundo nível, "Coopcity", leva os jogadores a uma comunidade cooperativista, e no terceiro, "Transformando a Cidade", Eliza busca apoio para criar um movimento cooperativista que ajude a melhorar a cidade. O jogo está disponível na plataforma CapacitaCoop, com acesso gratuito. |
Já imaginou viver em um mundo onde todos cooperam? Um lugar mais justo, sustentável e cheio de oportunidades? Esse é mote principal proposto pela campanha Bora Cooperar por um mundo melhor, lançada pelo SomosCoop para mostrar como o cooperativismo transforma a vida das pessoas e do planeta.
Em 2025, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Ano Internacional das Cooperativas, um reconhecimento global do impacto positivo do cooperativismo no desenvolvimento econômico, social e ambiental. Esse é o momento ideal para levar essa mensagem ao maior número de pessoas e reforçar que cooperar é um caminho sólido para a construção de um futuro mais equilibrado e inclusivo.
A campanha foi pensada para engajar toda a sociedade, desde cooperados e colaboradores até consumidores que desejam fazer escolhas mais conscientes. Ao longo do ano, serão lançadas ações estratégicas para inspirar, informar e mostrar, na prática, como o cooperativismo constrói um mundo melhor.
Na primeira etapa, de março a junho, a ideia é sensibilizar o público sobre o impacto do cooperativismo, com a provocação: Bora Cooperar por um mundo melhor? A segunda fase, que acontece de julho a setembro, vai destacar o impacto real das cooperativas na vida das pessoas, com a apresentação de histórias de quem já faz a diferença e como esse modelo de negócios contribui para o desenvolvimento de comunidades e a prosperidade de pessoas em todo o Brasil.
Já a terceira fase, entre outubro e dezembro, mostrará o cooperativismo como protagonista da agenda ESG, com foco na sustentabilidade e alinhamento com as discussões da COP30, que acontecerá em novembro no Brasil.
A campanha será veiculada em diversos canais de comunicação, para ampliar seu alcance e impacto. Na televisão, o programa Mais Você, da Rede Globo, trará um bate-papo especial entre Ana Maria Braga e Louro José sobre o papel das cooperativas na construção de um mundo mais justo e colaborativo, com destaque para o carimbo SomosCoop, um guia para o consumidor que deseja apoiar essa transformação.
Nas redes sociais, nomes como Carlinhos Brown, Thaynara OG, João Vitor de Paiva e Glória Pires farão interações com seus seguidores para refletir sobre o que torna um mundo melhor, promovendo o engajamento do público com a campanha.
Durante as celebrações do #CoopsDay, em 5 de julho, grandes capitais do Brasil receberão projeções especiais em prédios icônicos para reforçar a importância do movimento na sociedade.
A campanha já começou. Bora fazer parte dessa transformação?
O futuro pode ser mais justo, sustentável e cheio de oportunidades para todos. E ele começa com um convite: Bora cooperar por um mundo melhor?
Saiba Mais:
https://www.somos.coop.br/noticias/3-li%C3%A7%C3%B5es-do-fil%C3%B3sofo-cl%C3%B3vis-de-barros-filho-sobre-o-cooperativismo
https://www.somos.coop.br/noticias/cooperativismo-%C3%A9-o-%C3%BAnico-modelo-de-neg%C3%B3cios-a-ganhar-um-ano-de-homenagem-da-onu-por-duas-vezes
https://www.somos.coop.br/noticias/sustentabilidade-sera-foco-do-coop-na-cop30
A confiança é um dos elementos básicos de qualquer relacionamento, seja entre pessoas ou instituições. Para os consumidores, ela também é fundamental, afinal, é importante estar seguro sobre a origem de um produto, em que condições ele foi fabricado, qual seu impacto para o meio ambiente, entre outras questões relevantes. E sabe que modelo de negócio garante confiabilidade em tudo isso? O cooperativismo.
Baseado na união, no trabalho coletivo e com foco em gerar resultados que beneficiem as pessoas e as comunidades, o cooperativismo está alinhado às demandas dos consumidores conscientes. Além de produtos e serviços de qualidade, as cooperativas inspiram confiança por fazer negócios de forma ética e sustentável, com inclusão, apoio à diversidade e transparência, elementos que ajudam a criar uma conexão verdadeira entre quem produz e quem compra.
Além disso, as cooperativas atuam com base em princípios e valores que têm tudo a ver com confiança, como intercooperação, gestão democrática e responsabilidade.
Quer saber mais? Reunimos 5 boas razões para confiar no cooperativismo:
1. Cooperativas têm forte impacto na economia brasileira
Onde tem cooperativa, tem mais emprego, mais renda e mais prosperidade. Os dados estão em uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o Sistema OCB, publicada no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024. De acordo com o estudo, municípios que contam com a presença de cooperativas apresentam, em média, um incremento de R$ 5,1 mil no Produto Interno Bruto (PIB) por habitante. Além disso, registram um acréscimo de 28,4 empregos por 10 mil habitantes e de 14,8 estabelecimentos por mil habitantes.
As cooperativas contribuem com 5,2% do PIB brasileiro, empregam mais de 550 mil pessoas e representam 6% da massa anual de rendimentos do trabalho. Presentes em vários setores da economia, elas são responsáveis por metade da produção de grãos do país.
2. Cooperativas são comprometidas com a sustentabilidade
As cooperativas não focam apenas em resultados financeiros, pelo contrário, elas têm compromisso com o desenvolvimento social, ambiental e com a ética e transparência nos negócios. Esses diferenciais atendem ao conceito de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance, que, traduzido para o português, significa Ambiental, Social e Governança). O termo tem se consolidado no mundo corporativo há alguns anos, mas é implementado pelas cooperativas há muito mais tempo.
Com sustentabilidade ambiental, social e econômica, as cooperativas mostram que é possível produzir e prosperar respeitando as pessoas e os limites da natureza. No coop, o objetivo é garantir as demandas das atuais gerações sem comprometer o futuro das próximas.
Para que o coop brasileiro esteja cada vez mais alinhado a essa agenda, o Sistema OCB desenvolve uma série de ações para apoiar a implementação de ações ESG nas cooperativas.
3 .Cooperativas contribuem para o desenvolvimento econômico e social
A presença de uma cooperativa garante melhores indicadores sociais e econômicos em um município. Além de gerar trabalho e renda, elas estimulam negócios locais, apoiam pequenos empreendedores, promovem a educação e desenvolvem ações sociais para a comunidade. Segundo pesquisa do Sistema OCB e Fipe, em cidades com cooperativas, há menos famílias no Cadastro Único e beneficiárias do Bolsa Família e mais matrículas no ensino superior.
No coop é assim, os resultados financeiros sempre vêm acompanhados de impactos positivos para as comunidades, uma forma de não deixar ninguém para trás e garantir que as pessoas possam prosperar juntas.
Espalhadas pelo Brasil, as cooperativas de crédito promovem inclusão financeira e acesso a crédito nos lugares mais remotos do país; as coops de saúde garantem atendimento de qualidade e humanizado; as do segmento agropecuário produzem alimentos com sustentabilidade; as de infraestrutura levam energia a áreas rurais, entre muitos outros exemplos de impacto econômico e social.
4. Cooperativas são inovadoras
As cooperativas investem em inovação para gerar resultados e desenvolver soluções que melhorem a vida dos 20,4 milhões de cooperados que confiam no nosso modelo de negócios. O tema inovação está presente na cultura e na gestão cooperativista e faz parte do planejamento estratégico de 79% das cooperativas do país, conforme dados da Pesquisa de Inovação do Cooperativismo Brasileiro, realizada pelo Sistema OCB.
As coops inovam em áreas como agricultura de precisão, produção sustentável, novas tecnologias de atendimento aos cooperados, automatização de processos e transformação digital. No coop, os investimentos para inovar são feitos tanto internamente quanto em colaboração com outras cooperativas e em conexão com outras instituições, como as startups.
Além disso, o coop é protagonista na inovação social, em que o desenvolvimento de soluções visa impactos que vão além do econômico, com benefícios diretos para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
5. O cooperativismo é um bom negócio
O cooperativismo tem benefícios para quem produz, para quem consome e gera impactos positivos para a comunidade, é por isso que podemos afirmar: o coop é um bom negócio. E os brasileiros sabem disso. De acordo com a Pesquisa de Imagem do Cooperativismo 2023, oito em cada pessoas consideram o coop moderno, atual e inovador.
Para quem produz, o cooperativismo garante trabalho, renda e participação democrática nas decisões dos negócios. Para os consumidores, as vantagens são produtos e serviços de confiança, com garantia de procedência e preços justos e competitivos.
Em todos os setores da economia em que atuam, as coops fazem a diferença e mostram que é possível produzir e consumir de forma justa, consciente e sustentável.
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Em 2018, o cooperativismo brasileiro ganhou a marca SomosCoop, criada para espalhar o movimento por todo o país. E não é que deu certo? Desde o início, a ideia foi mostrar que o cooperativismo vai muito além do que a gente vê por aí. Ele está presente nos mais diversos setores da economia e representa um jeito de empreender de forma coletiva e colaborativa. Junto com o lançamento, também foi divulgado o seu primeiro manifesto, que reforçava o compromisso do movimento em promover o engajamento com a causa.
Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, entidade de representação máxima do cooperativismo no Brasil e responsável por coordenar a aplicação da marca, acredita que o SomosCoop tem um papel importante na hora de ressaltar os valores essenciais do movimento. Para ela, a marca gera laços mais profundos e emocionais com o público. “O SomosCoop realça o propósito do cooperativismo. Assim, é possível criar uma conexão verdadeira entre as pessoas e o movimento, em busca de um mundo mais justo e equilibrado por meio da cooperação”, afirma.
Em 2018, uma pesquisa realizada pela entidade revelou que só 44% das pessoas conheciam o conceito de cooperativismo. Mas, com algumas ações bem planejadas, como campanhas de mídia, parcerias com influenciadores e participações em programas de TV populares, o SomosCoop conseguiu conquistar o público. E os resultados foram ótimos: em 2023, a uma nova pesquisa mostrou que 77% da população já sabia responder o que é cooperativismo.
Essa conquista não aconteceu por acaso. O movimento foi marcado por várias iniciativas de sucesso. Uma delas foi a parceria com o ex-tenista Gustavo Kuerten nas campanhas Nova Onda e Vem Ser Coop, tudo ao seu redor já é. Ele vestiu a camisa do coop e mostrou ao Brasil que fazer negócios de forma colaborativa é algo inovador e cheio de potencial.
Outra iniciativa de sucesso é a websérie SomosCoop na Estrada. Comandada pela jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski, ela percorre o Brasil para contar histórias reais de transformação e superação no cooperativismo. Com três temporadas no ar, lançadas em 2022, 2023 e 2024, o programa compartilha histórias reais de superação e transformação vividas por cooperativas e seus cooperados. A cada episódio, a série mostra como a cooperação pode mudar vidas, fortalecer comunidades e gerar um impacto positivo onde quer que vá.
Em 2019, o movimento também lançou o carimbo SomosCoop, que facilita a vida dos consumidores ao identificar produtos e serviços oferecidos por cooperativas. Com essa marca nas embalagens, é fácil identificar que a compra é baseada em valores como solidariedade e transparência.
E não para... O SomosCoop marcou presença em podcasts populares como BrainCast e NerdCast, e no canal PodCooperar. A mensagem chegou ainda a grandes emissoras de TV, como a Band, no programa Melhor da Noite, para espalhar ainda mais a palavra do cooperativismo. Já na Rede Globo, o programa É de Casa destacou o coop como um verdadeiro transformador de vidas, enquanto o programa Encontro com Fátima Bernardes jogou os holofotes para o Movimento SomosCoop e ressaltou o grande potencial econômico do modelo de negócios.
A campanha #BoraCooperar chegou em 2023 para mostrar ao Brasil como o cooperativismo pode impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. Com o slogan E se em vez de competir, a gente decidisse cooperar?, a iniciativa trouxe o impacto do modelo de negócios em áreas como produção de alimentos, saúde, inclusão financeira e cuidado com o meio ambiente. E quem ajudou a espalhar essa ideia nas redes sociais foram influenciadores de peso, como os ex-BBBs Thelma Assis, João Luiz e Caio Afiune que compartilharam suas vivências ligadas à cooperação. A campanha também ganhou um jingle exclusivo, com versões em quatro estilos musicais capazes de animar os ouvintes tanto nas mídias tradicionais quanto nas digitais.
Para deixar claro que O cooperativismo é um bom negócio, foi lançada em 2024 uma nova campanha. O objetivo foi reforçar que o cooperativismo é uma escolha cheia de benefícios para todos, com destaque para suas vantagens econômicas em qualquer ramo de atividade. Disponível em vídeos, redes sociais e até spots de rádio, a iniciativa espalha uma mensagem de impacto positivo.
Já a websérie #BoraEntender ganhou vida no canal do SomosCoop no Youtube. Ela veio para descomplicar o cooperativismo, explicando, de forma leve e acessível, o que é, como funciona e quais são seus princípios. O primeiro episódio já foi para o ar e mostra como o cooperativismo ajuda a promover prosperidade e desenvolvimento, com uma visão prática e super educativa.
Em 2025, é a vez da campanha Bora Cooperar por um mundo melhor, que será lançada no dia 10 de março. O tema faz referência ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento às contribuições que o modelo de negócios traz para o desenvolvimento de comunidades, promoção de inclusão social, sustentabilidade e justiça.
Confira um breve histórico do que o movimento SomosCoop fez até aqui: