A forma como a Geração Z – pessoas nascidas entre 1995 e 2010 – enxerga o mundo está mudando a maneira de consumir, trabalhar e se relacionar com as marcas. Mais conectada, informada e engajada, essa geração vem mostrando que é possível alinhar propósito, sustentabilidade e impacto positivo em cada escolha. Neste caminho rumo a um futuro de decisões cada vez mais conscientes, o cooperativismo tem muito a oferecer.
De acordo com a pesquisa Geração Z e Millennial 2025, da Deloitte Consulting, 65% dos jovens da Geração Z estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. Para eles, dinheiro também é uma forma de expressar valores e apoiar causas que acreditam. E a mudança não está apenas nos hábitos de consumo. A pesquisa mostra que 23% deles pesquisam o impacto ambiental de uma empresa antes de aceitar uma oferta de emprego porque querem trabalhar em instituições com propósito, que sejam éticas e transparentes.
Essas preocupações têm tudo a ver com o cooperativismo: um jeito de fazer negócios que une desenvolvimento econômico, social e sustentabilidade. O coop é um jeito de empreender de forma coletiva e está presente em diversos setores da economia: agronegócio, saúde, serviços financeiros, educação, geração de energia, transporte, consumo, turismo, além de outros segmentos.
“A Geração Z vem se aproximando do cooperativismo porque compartilha dos nossos princípios e valores. É uma geração que investe seu tempo e dinheiro em causas com propósito”, explica a Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, entidade que representa o setor no Brasil.
Confira 5 motivos que mostram por que o cooperativismo é a escolha certa para Geração Z – e para todas as faixas etárias:
1- Respeito ao meio ambiente
As cooperativas são referência em práticas sustentáveis: promovem o uso de energias renováveis, adotam práticas agropecuárias de baixo carbono e recuperação de áreas degradadas e são protagonistas da reciclagem de resíduos e logística reversa no Brasil.
As coops também têm um papel fundamental na educação ambiental, seja entre seus cooperados ou nas comunidades onde atuam, contribuindo para um amanhã de mais responsabilidade com o planeta. Além disso, as cooperativas estão comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de 17 metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para um futuro mais justo e próspero.
2- Consumo que fortalece a economia local
Onde tem cooperativa, a comunidade sai ganhando. O coop gera empregos, movimenta a economia e reinveste parte dos resultados no bem-estar coletivo, com ações de impacto socioambiental.
Um estudo do Sistema OCB e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que municípios com presença de cooperativas registram, em média, um incremento de R$ 5,1 mil no Produto Interno Bruto (PIB) por habitante e 28,4 empregos a mais por 10 mil habitantes.
As coops também têm um importante papel na valorização do comércio local, garantindo acesso a crédito a pequenos empreendedores, promovendo a autonomia financeira por meio do trabalho e fazendo o dinheiro circular.
3- Garantia de origem e qualidade
Produtos feitos por cooperativas têm história, propósito e responsabilidade. São produzidos com respeito às pessoas e ao meio ambiente, dentro das normas sanitárias, ambientais e trabalhistas.
Além da procedência garantida, os produtos e serviços coop usam tecnologias sustentáveis, têm preços justos e qualidade reconhecida no mercado. Consumir esses produtos é apoiar quem produz com ética e investir em modelo de negócios mais humano.
4- Dinheiro com propósito
O cooperativismo tem um segmento dedicado às finanças: as cooperativas de crédito. Mais que uma opção para contas, investimentos ou serviços, elas são a escolha certa para quem quer cuidar do dinheiro de forma segura, consciente e com impacto para a sua comunidade.
Nas cooperativas de crédito, os clientes são cooperados – donos e sócios ao mesmo tempo – e podem participar das decisões. Além disso, têm direito à participação nos resultados financeiros uma vez por ano. Com a maior rede de agências do país, as cooperativas de crédito garantem inclusão, combinam atendimento humanizado e digital e oferecem educação financeira.
5 - Foco nas pessoas
No cooperativismo, as pessoas estão em primeiro lugar. Com base em princípios como participação democrática e interesse pela comunidade, as cooperativas acreditam que prosperar juntos é o caminho para um futuro melhor. As coops valorizam as pessoas quando investem na economia local, combatem a pobreza, promovem inclusão e garantem oportunidades justas de trabalho e renda.
Mais de 25,8 milhões de brasileiros já escolheram esse jeito de pensar, agir e fazer negócios, segundo dados do AnuárioCoop 2025. Para quem busca propósito, voz ativa e pertencimento, o cooperativismo é o lugar certo. No coop, cada pessoa importa, participa e faz a diferença.
6 - Bora Cooperar
Os produtos cooperativistas têm uma marca: o carimbo SomosCoop, que ajuda os consumidores a identificar nas prateleiras opções que unem qualidade, preço justo e impacto social.
A marca está em produtos e serviços do coop em todos os setores de atuação. O carimbo pode ser encontrado em embalagens, frotas de veículos, fachadas, redes sociais, na comunicação institucional de cooperativas e outros materiais.
Se tem o carimbo SomosCoop, pode confiar!
Quando alguém pergunta “no crédito ou no débito?”, uma nova resposta chega cheia de propósito e significado: “no coop!”. É com esse espírito que o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC) celebra sua edição de 2025 no Brasil. A data é uma oprtunidade especial para mostrar a força da cooperação e o poder transformador das cooperativas de crédito no desenvolvimento sustentável, inclusão e educação financeira em todo o país.
Com o tema Cooperação por um mundo próspero, definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), a data — comemorada em 16 de outubro — é celebrada em 117 países e reforça a importância de instituições que fazem muito mais do que cuidar do dinheiro: elas cuidam de pessoas, comunidades e sonhos.
Por isso, aqui no Brasil, o DICC virou uma grande mobilização nacional, liderada pelo Sistema OCB, órgão de representação máxima do cooperativismo no país, junto com cooperativas de crédito e parceiros estratégicos, como o Banco Central do Brasil. A campanha propõe um olhar diferente sobre o dia a dia: afinal, quando a gente escolhe o coop, está escolhendo crescer junto, fortalecer o local e gerar prosperidade coletiva.
Além do filme institucional, a campanha conta com conteúdos digitais, histórias reais de cooperados e muita intercooperação — ou seja, cooperativas de diferentes regiões e sistemas agindo juntas para mostrar a força de um modelo que cresce compartilhando e gera prosperidade para pessoas e comunidades.
E essa prosperidade é visível. Hoje, o cooperativismo de crédito está presente em todos os estados brasileiros e, em 469 municípios, como a única instituição financeira com agência física de atendimento. Isso significa inclusão financeira de verdade, com acesso a crédito justo, apoio ao empreendedorismo e mais oportunidades para quem quer crescer.
Os números também mostram o tamanho dessa transformação: 20,1 milhões de cooperados, 689 cooperativas, mais de 10 mil pontos de atendimento e uma movimentação de R$ 455 bilhões em operações de crédito só em 2024. Além disso, as cooperativas já ultrapassaram R$ 885 bilhões em ativos, um aumento de 21,1% em relação ao ano anterior, e mantêm uma carteira verde de mais de US$ 10 bilhões, investindo em projetos sustentáveis.
E é por isso que, quando alguém perguntar ‘no crédito ou no débito?’, a melhor resposta será sempre ‘no coop!.
As cooperativas de crédito atendem a mais de 20 milhões de brasileiros com soluções financeiras que apoiam o empreendedorismo, fomentam o desenvolvimento local e geram prosperidade nas comunidades onde atuam.
Pelo mundo, 75 mil cooperativas do setor reúnem mais de 411 milhões de cooperados em 104 países. Todos os anos, essa atuação é reconhecida no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), que este ano será comemorado em 16 de outubro. A data é celebrada globalmente desde 1948 em homenagem ao papel do segmento para o desenvolvimento social e econômico e seu protagonismo como agente transformador.
Este ano, o tema do DICC é “Cooperação por um mundo próspero”, destacando o impacto positivo das cooperativas de crédito e a diferença que elas fazem para os cooperados, as comunidades e o planeta.
Veja 5 motivos que mostram porque as cooperativas de crédito criam um mundo mais próspero:
1- Geram emprego e renda
As cooperativas de crédito geraram mais de 121,8 mil empregos no Brasil somente no ano passado, segundo dados do AnuárioCoop 2025. Além disso, a presença de uma coop de crédito em um município está associada ao aumento de 25,3 empregos formais por mil habitantes.
Ao contrário dos bancos tradicionais, elas têm ampliado sua presença pelo país e alcançaram a maior rede de atendimento do setor, com 10 mil postos espalhados de Norte a Sul. Em 469 municípios brasileiros, as cooperativas são a única instituição financeira presente, garantindo inclusão financeira e promovendo o desenvolvimento regional.
2 - Combatem a pobreza e promovem inclusão
Cidades com cooperativas de crédito registram queda de 8,1% na média de famílias pobres no Cadastro Único e redução de 46,5% nos repasses do Bolsa Família, de acordo com estudo do Sistema OCB e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Além disso, a presença de coops financeiras está relacionada a outros indicadores positivos de desenvolvimento, como o aumento de matrículas no ensino superior e maior massa salarial por habitante. Onde tem cooperativa de crédito, há mais qualidade de vida, mais prosperidade e mais oportunidades de crescimento.
3- Oferecem crédito verde
As cooperativas de crédito apoiam a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo com o chamado crédito verde, linhas de financiamento destinadas a projetos com impacto ambiental positivo.
Elas garantem recursos e apoiam projetos de energias renováveis, construção sustentável, agricultura de baixo carbono, entre outras iniciativas que dialogam com a agenda ESG (de ações ambientais, sociais e de governança) e a inovação verde. Além disso, oferecem condições justas para pequenos negócios que tenham foco em sustentabilidade, como agricultores familiares.
4- Estimulam a economia
Onde tem coop de crédito, há um incremento de R$3,9 mil no Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, segundo dados do AnuárioCoop 2025. O PIB serve para medir o desempenho econômico de uma região, representando a soma de todos os bens e serviços finais produzidos na localidade.
A presença de uma cooperativa de crédito em um município também está associada ao aumento da arrecadação nos âmbitos municipal e federal, do volume de exportações e do saldo comercial. Elas movimentam dinheiro, fazem a economia girar e beneficiam pequenos negócios, tornando as comunidades mais prósperas.
5- Incentivam o empreendedorismo
O cooperativismo de crédito é um grande aliado dos empreendedores brasileiros. Eles são a maioria entre os cooperados Pessoa Jurídica e contam com linhas de crédito e condições exclusivas para investirem no sonho de ter o próprio negócio.
Um dos diferenciais do cooperativismo de crédito para esse público é o relacionamento próximo com os cooperados, fortalecendo a confiança de empreendedores que, muitas vezes, encontraram barreiras nos bancos tradicionais. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), essas cooperativas estão entre as principais operadoras de recursos do Fundo de Amparo à Micro e Pequena Empresa (Fampe), além de outras soluções de crédito que beneficiam donos de pequenos negócios.
Confira o vídeo da campanha do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito 2025:
Cooperação também é coisa de criança! E o melhor jeito de ensiná-las sobre a força do coletivo é brincando. Nos jogos, elas aprendem a lidar com regras, conviver em grupo, respeitar o outro, usar a criatividade para buscar soluções para os desafios. Quando as brincadeiras são cooperativas, a lição é ainda mais valiosa: elas descobrem que competir não é a única forma de conquistar objetivos e que, trabalhando juntas, todas podem ganhar. Que tal aproveitar o Dia das Crianças para cooperar?
“Brincar em conjunto e compartilhar objetivos ensinam à criança que, para alcançar resultados, muitas vezes é preciso somar esforços, respeitar o outro e dividir responsabilidades. Essas vivências lúdicas contribuem para a formação de valores como solidariedade, empatia e senso de coletividade, que são a base do cooperativismo”, explica o pedagogo Detley Porto, analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB.
Segundo ele, aprender a cooperar na infância contribui para a formação de adultos mais conscientes, colaborativos e preparados para construir soluções conjuntas para os desafios do dia a dia, seja no ambiente de trabalho ou na vida comunitária. “Quem teve contato precoce com práticas cooperativas tende a desenvolver maior capacidade de atuação em equipe, respeito à diversidade de opiniões, responsabilidade social e engajamento em causas coletivas”, compara.
Neste Dia das Crianças, o SomosCoop, baseado nas dicas do curso Ensinando Cooperativismo para Crianças, disponível na plataforma Jogar+Aprender, indica 7 brincadeiras que ensinam a cooperar:
1- Caça ao tesouro: neste jogo, as crianças são divididas em equipes e um grupo esconde algo para ser encontrado pelos demais. Pode ser um brinquedo, um chocolate ou outro objeto que chame a atenção dos pequenos. O importante é que as crianças se unam para alcançar um objetivo em comum e se divirtam.
2- Corrida de três pernas: em duplas, as crianças correm com as pernas amarradas e só conseguem chegar ao final do trajeto se trabalharem em conjunto, atentas ao ritmo uma da outra. É importante ter empatia, estratégia e respeitar o tempo do colega, senão todo mundo cai. Uma lição de trabalho em equipe e solidariedade.
3- Lençol cooperativo: as crianças seguram um grande lençol pelas bordas e precisam manter uma bola pulando sobre ele sem deixá-la cair. É preciso trabalhar em grupo e estar atento aos movimentos dos colegas para que a brincadeira dure mais.
4 - Pintura coletiva: o grupo recebe uma grande folha de papel ou mural, lápis de cor, canetinhas, tintas e pincéis e começa a desenhar e pintar livremente ou com um tema definido. A ideia é elaborar uma obra de arte em cooperação, sem apagar nem desfazer o que o colega fez, desenvolvendo a criatividade coletiva e mostrando que cada contribuição importa.
5 - História em conjunto: as crianças sentam em uma roda e uma delas começa uma narrativa com uma frase simples. Em seguida, cada participante acrescenta um novo trecho à história, até que todos tenham colaborado ou o grupo decidir que chegou ao fim. Com escuta ativa e colaboração, o jogo valoriza a diversidade de ideias e rende boas risadas.
Diversão digital
Também temos duas recomendações de jogos cooperativos on-line para o Dia das Crianças, afinal, eles já fazem parte do cotidiano das crianças e podem trazer benefícios para o aprendizado, especialmente quando são bem planejados e mediados.
6 - CoopCity: jogo de simulação que representa uma cidade cooperativista na plataforma Roblox. Os jogadores podem fazer parte de cooperativas de vários setores, aprender sobre como funcionam as Assembleias Gerais e conhecer os benefícios da intercooperação. Além de ensinar sobre cooperativismo, o game ajuda a desenvolver conceitos de geografia, história, educação financeira, matemática, planejamento, empreendedorismo, cidadania e sustentabilidade.
7 - Onde Está Eliza?: a personagem Eliza, inspirada em Eliza Brierley — primeira mulher a se associar a uma cooperativa no mundo — conduz crianças e jovens por uma jornada interativa e divertida pelos principais cenários do cooperativismo. O jogo, inspirado nos famosos livros Onde Está Wally, apresenta diferentes níveis em que os participantes devem encontrar Eliza e diversos objetos específicos em cada etapa. Ao localizar cada item, são reveladas explicações acessíveis e envolventes sobre momentos históricos, princípios e modelos de negócio do cooperativismo. Tudo é apresentado de forma lúdica, estimulando a curiosidade e o aprendizado por meio da exploração visual e da narrativa interativa. A proposta une diversão e conhecimento, promovendo o espírito cooperativista desde cedo.
Os games cooperativos estão disponíveis gratuitamente na plataforma Jogar+Aprender, um ambiente digital que reúne ferramentas educacionais para ensinar crianças e jovens sobre o movimento cooperativista no Brasil e no mundo. Além dos jogos on-line, o site oferece materiais didáticos, cursos, vídeos, brincadeiras e jogos tradicionais. Os conteúdos estão alinhados a estratégias educacionais amplas, como educação cooperativista, educação financeira, educação ambiental, cultura da paz, cidadania, bem-estar emocional, entre outros temas.
E tem mais! Em outubro, para comemorar o Dia das Crianças, o Sistema OCB vai disponibilizar desenhos da simpática Coopivara, a mascote do SomosCoop, para que o público infantil possa colorir de forma digital. Acesse a página do Jogar+Aprender na plataforma CapacitaCoop e aproveite!
Cuidar está no DNA das cooperativas de saúde. Responsáveis pelo atendimento de mais de 27 milhões de brasileiros, segundo dados do AnuárioCoop 2025, elas reforçam, no Outubro Rosa, seu compromisso com milhares de mulheres que enfrentam o câncer de mama, oferecendo prevenção, diagnóstico e apoio especializado.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais incidente entre mulheres no Brasil, com estimativa de 73.610 novos casos por ano entre 2023 e 2025. Além disso, também é a principal causa de morte por câncer entre elas.
Apesar dos números expressivos, a boa notícia é que, quando diagnosticado e tratado precocemente, o câncer de mama tem altas chances de cura. Embora o diagnóstico seja individual, a jornada de tratamento e superação se fortalece com o apoio dos familiares, amigos, profissionais de saúde e de todos. E aí entra o papel fundamental da cooperação.
Diagnosticada com a doença em 2023, aos 23 anos, a jornalista Nicole de Lima Cesar, beneficiária da Unimed São José do Rio Preto, percebeu que havia algo errado quando fez um autoexame. Ao perceber um nódulo na mama direita, relatou à sua ginecologista em uma consulta de rotina e foi encaminhada para exames.
Ela passou por um ultrassom e uma biópsia até receber o laudo de confirmação do câncer, que, apesar de estar em crescimento acelerado, tinha grandes chances de cura. Nesse momento, Nicole estava em uma transição de emprego que poderia tê-la deixado desassistida, mas a continuidade de seu plano de saúde na Unimed São José do Rio Preto garantiu acesso rápido e de qualidade aos exames e tratamentos necessários.
“A Unimed entrou como um divisor de águas nesse processo. Passei por uma consulta longa com a oncologista e o tratamento começou em abril de 2024. Tive acesso a psicólogos, nutricionistas e todos os profissionais da saúde que me ajudaram. Eles foram impecáveis em cada detalhe, desde as conversas até o pós-operatório. A assistência que recebi foi completa – humana, ágil e de altíssima qualidade”, lembra.
Com o apoio da família, dos amigos e de toda a equipe da Unimed São José do Rio Preto, Nicole está curada. “Hoje, um ano após a última quimioterapia e dez meses depois da cirurgia, estou em remissão. Curada. Renovada. Uma nova mulher”, comemora.
Prevenção que salva
Assim como Nicole, milhares de mulheres em todo o país podem aumentar as chances de cura do câncer de mama se detectarem a doença em estágio inicial. Por isso, o Outubro Rosa ganha destaque como uma mobilização de prevenção, troca de informações e solidariedade.
Recentemente, o Ministério da Saúde passou a recomendar a realização de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas, em decisão conjunta com o profissional de saúde. Para mulheres de 50 a 69 anos, a orientação é o rastreio obrigatório a cada dois anos. No entanto, 24,2% das brasileiras nessa faixa etária nunca realizaram o exame, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, índices que são ainda mais preocupantes nas regiões Norte (42,1%) e Nordeste (33,7%).
Mudar esse cenário exige ações conjuntas, campanhas de conscientização como o Outubro Rosa, acolhimento e acessibilidade para garantir acesso ao tratamento. A Unimed São José do Rio Preto tem desenvolvido diferentes iniciativas para garantir que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama façam parte do dia a dia das mulheres. A coop investe em parcerias com redes credenciadas para agilizar processos, garante o encaminhamento ágil de casos suspeitos e oferece cuidados multiprofissionais, com equipes de psicologia, enfermagem e serviço social.
“Com essas iniciativas, buscamos não apenas encurtar o tempo de resposta e oferecer diagnósticos mais ágeis, mas também proporcionar acolhimento integral às nossas pacientes. Durante todo o ano, promovemos ações contínuas de conscientização e acompanhamento”, explica o presidente do Conselho de Administração da Unimed São José do Rio Preto, Marcelo Lucio de Lima.
Para reforçar as ações durante o Outubro Rosa, a cooperativa preparou uma nova edição da exposição Cores da Vida, que apresenta história de mulheres que venceram o câncer de mama com o apoio da Unimed. Além disso, terá um programa especial sobre o tema no Unicast – podcast produzido pelo sistema de cooperativas, que já abordou temas como Agosto Lilás e Setembro Amarelo.
Para o gestor, o Outubro Rosa é uma oportunidade para reforçar o papel do cooperativismo de saúde para a prevenção e o tratamento de mais mulheres brasileiras.
“O Outubro Rosa é fundamental porque chama a atenção para uma doença que representa cerca de 30% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres no Brasil. A campanha funciona como um grande lembrete coletivo e salva vidas”, destaca.
Cuidados em dia
A cooperação contra o câncer de mama começa no diagnóstico. A médica responsável técnica pelo serviço de Oncologia da Unimed São José do Rio Preto, Carla Maria de Oliveira Ferreira, explica a melhor maneira para o autocuidado.
“O autoexame não substitui a mamografia, mas continua sendo importante. Ele ajuda a mulher a conhecer melhor o próprio corpo e a perceber possíveis alterações que devem ser investigadas por um médico”, orienta.
Além da mamografia, a médica explica que exames como ultrassonografia e ressonância magnética das mamas podem complementar o rastreamento em situações específicas, principalmente para esclarecer algum achado.
Veja algumas orientações da médica cooperada para reduzir o risco do desenvolvimento da doença:
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Manter uma alimentação equilibrada
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Praticar exercícios regularmente
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Controlar o peso
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Evitar o cigarro e o consumo de álcool
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Boas noites de sono