Em 2019, tem novidade nas premiações realizadas pelo Sistema OCB. 2018 foi ano do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano. Agora, é a vez do reconhecimento por Excelência em Gestão, que agora passa a se chamar: Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão. Sim, as duas premiações carregam o mesmo nome, mas cada uma guardando suas características originais.
Elas acontecem em anos alternados: anos pares, Melhores do Ano; anos ímpares, Excelência em Gestão. E 2019 é o ano de reconhecer as cooperativas brasileiras – participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) – que se destacam por sua gestão e governança. Aquelas cooperativas que pensam hoje o cooperativismo de amanhã.
A primeira novidade no Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão (além do nome e logomarca) é a possibilidade de cooperativas singulares e também Centrais e Federações se inscreverem. Além disso, foram criadas duas categorias distintas para avaliar: cooperativas que são reguladas (pelo Banco Central ou pela ANS) e cooperativas que não são.
Outro avanço, importante, é que o questionário Governança, que as cooperativas precisam preencher no PDGC, está muito mais robusto e completo. “Uma demonstração do crescimento que nossas cooperativas têm demonstrado. O programa está em constante adaptação para acompanhar esse desenvolvimento”, comenta a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela.
As inscrições estão abertas e vão até 30 de abril. Para saber mais informações sobre o prêmio, acesse o site: http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/. A cerimônia de premiação ocorrerá em outubro, em Brasília.
O SomosCoop é pra lá de envolvente! Para se ter uma ideia, tem cooperativas usando ao máximo tanto o logotipo quanto o carimbo do movimento. Um dos exemplos vem lá de Itajaí, em Santa Catarina. É a Cootravale – cooperativa especializada no transporte de cargas. Desde que tomou conhecimento sobre o Somoscoop tratou logo de fazer parte desse grande movimento que está rodando pelos quatro cantos do país... e ganhando o Brasil.
Além de usar o logotipo nas peças de marketing para redes sociais, a Cootravale está inserindo o carimbo do movimento em diversos outros materiais, como assinatura de e-mail para cooperados e funcionários, relatórios, publicações institucionais, vídeos e até no novo site que está sendo preparado para ir ao ar em breve.
Legal, né?!
É assim que o movimento SomosCoop ganha corpo e cumpre o seu papel principal: mostrar ao país que, quando todos se unem por uma mesma causa, a gente vai longe!
Quando todos trabalham coletivamente por um mesmo objetivo, as chances de realizar o sonho são muito maiores. E é o que está ocorrendo com o SomosCoop. Dia após dia, as cooperativas têm aderido com esse grande movimento de valorização do cooperado e de divulgação dos benefícios do cooperativismo para a sociedade em geral. Um dos exemplos é a cooperativa Castrolanda, que adotou a marca do SomosCoop em sua revista. Quer ver como ficou? Clique aqui.
Dessa forma, todos juntos, cada um fazendo um pouquinho por dia, poderemos realizar o sonho de mostrar ao Brasil que o cooperativismo é um movimento capaz de transformar o mundo em lugar muito mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
Mãos que criam e ensinam. Que trabalham com amor e respeito à natureza! Assim são as artesãs da Cooperativa Xambiart, localizada no norte do Tocantins, numa região chamada Xambioá.
A cooperativa é fruto de um projeto de desenvolvimento sustentável que tem como parceiros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Votorantim. Está no mercado desde 2010, brincando de combinar cores e formas com sementes, conchas do rio, cocos, fibras e capim dourado, espécie de sempre-viva nativa do Tocantins, produzindo lindas biojoias.
Vale a pena conhecer o trabalho!
A Xambiart é mais uma cooperativa mostrando seu orgulho em ser coop, usando o nosso carimbo #SomosCoop.
Onde tem #SomosCoop, tem qualidade, tem desenvolvimento.
Como colaborador e cooperado, você faz parte não apenas da Coop, a maior cooperativa de consumo da América Latina, mas integra um modelo econômico diferenciado que soma 13 milhões de brasileiros. Apesar dessa grandeza toda, muita gente por aí não se dá conta de que boa parte daquilo que consome – desde serviços até produtos de primeira necessidade ou itens de alto valor agregado – foi produzida, transportada ou comercializada por uma das 6.665 cooperativas de diversos ramos que geram 377 mil empregos.
Você sabia, por exemplo, que as gôndolas das Coop estão abastecidas com vários produtos de cooperativas, fabricados por gente como a gente? A linguiça Aurora, a mais famosa do churrasco, é apenas uma delas. Num âmbito maior, talvez desconheça também que metade de tudo o que é produzido no campo tem, de alguma forma, a participação de uma cooperativa agropecuária.
Que em 564 cidades do país, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras para o atendimento das comunidades. Que na área da saúde, o cooperativismo interliga 28 milhões de brasileiros aos profissionais da área médica.
SOMOSCOOP
O cooperativismo é forte, sim. Gera trabalho, renda e dignidade porque está comprometido com as comunidades onde está inserido. Para que toda essa força seja conhecida e reconhecida, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou o SomosCoop. "Trata-se de movimento para valorizar quem já faz parte de uma cooperativa e, também, para estimular a sociedade a descobrir como a cooperação pode transformar o mundo num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos", justifica Daniela Lemke, gerente de Comunicação Social do Sistema OCB.
Para alcançar a proposta de valor, a OCB criou peças gráficas do movimento para identificar os produtos e as pessoas que abraçam a causa. A Coop já está engajada na causa, com a comunicação visual do SomosCoop estampada nas paredes do Centro Administrativo, em Santo André, e das salas de relacionamento das unidades frequentadas por cooperados e colaboradores, segundo adiantou Luciana Benteo, analista de Responsabilidade Social.
Esse é o primeiro passo, mas muito mais ainda precisa ser feito, segundo a gerente da OCB, para que as pessoas percebam que cooperar vale a pena. Até 2025, a meta é que o cooperativismo seja reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados. "A adesão das cooperativas tem sido positiva, o que já mostra o quanto podemos ir longe se formos juntos", ressalta a gerente de Comunicação Social da OCB.
Você, colaborador, também é peça fundamental na divulgação do modelo econômico que integra. No seu trabalho, procure divulgar o cooperativismo aos cooperados e clientes que circulam pelas unidades. Faça o mesmo entre amigos e familiares. Muitos deles, apesar de frequentarem a Coop regularmente, podem sequer saber a diferença entre uma cooperativa de consumo e um supermercado tradicional.
De acordo com a assessora da OCB, pesquisa realizada em 2014 mostrou que muitos brasileiros não só desconheciam o cooperativismo como, algumas vezes, até o confundiam com outros modelos econômicos.
Levantar a bandeira do cooperativismo é fazer escolhas conscientes na hora de consumir algum produto, optando pela cooperação. Tem mais. Conheça tudo sobre o movimento pelo site www.somos.coop.br. Lá você vai encontrar também uma websérie especial que conta a história de gente que viu a vida mudar, para melhor, depois de conhecer o cooperativismo. São histórias de gente de verdade inspirada a trabalhar por um mundo melhor.
Fonte: Revista Isto É Coop (jan/19)